7 de Setembro, desfile vai exaltar vacinas, Mais Médicos, G20 e Rio Grande do Sul

Por Redação Gazeta Gaúcha

Foto: Divulgação

Com presença do presidente Lula, evento cívico-militar em Brasília terá atletas olímpicos, estudantes, desfile das Forças Armadas e apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Tradicionalmente, o desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, é marcado pela presença do presidente da República, por um desfile com militares e estudantes, e pela apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Neste ano, o evento cívico-militar, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), terá significados que vão além das celebrações habituais em torno do Dia da Independência.

Sob o lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”, o evento unirá vários simbolismos. A festa está organizada em três eixos. Um deles aborda a importância estratégica da realização do G20 no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro, e, durante o desfile, serão apresentadas as 21 bandeiras dos países que integram a cúpula.

O desfile também homenageará o esforço da nação em torno do apoio e do processo de reconstrução do Rio Grande do Sul, após a crise climática que se abateu sobre o estado gaúcho em maio. Já o terceiro eixo vai enfatizar a retomada da ampla proteção de crianças e da população por meio das campanhas de vacinação e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos. O evento terá a participação de um dos mascotes mais famosos do Brasil, o Zé Gotinha, que participará do desfile em um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Além das homenagens, o desfile, como de costume, contará com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, um dos pontos altos da festa, com acrobacias aéreas no céu da capital, com início previsto para 10h30.

Conceitos do desfile do 7 de setembro
Conceitos do desfile do 7 de setembro

ATLETAS OLÍMPICOS – Por ser realizada em um ano com tanto significado para o esporte, o desfile também será marcado pela participação de 30 atletas que disputaram os Jogos Olímpicos de Paris, encerrados no dia 11 de agosto. Eles integram o Programa Atletas de Alto Rendimento, coordenado pelo Ministério da Defesa, e o Bolsa Atleta do Governo Federal.

ALTO RENDIMENTO – O Programa Atletas de Alto Rendimento envolve 570 atletas em 35 modalidades, incluindo 27 olímpicas, e promove a excelência esportiva e o desenvolvimento de talentos. Além de proporcionar benefícios como salário, férias e assistência médica, o PAAR oferece instalações esportivas militares de ponta para treinamento. O Bolsa Atleta é o programa de patrocínio direto do Governo Federal aos atletas, e chegou em 2023 a um recorde, com mais de 9 mil atletas olímpicos e paralímpicos contemplados.

BOLSA ATLETA – Na França, todas as medalhas conquistadas pelo Brasil – 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes – estavam conectadas ao Bolsa Atleta. Dos 60 medalhistas em Paris — 48 mulheres e 12 homens — 100% são integrantes do Bolsa Atleta ou estiveram em editais ao longo de suas carreiras.

ESTUDANTES – Em 2024, o desfile contará com 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Eles desfilarão com as bandeiras de cada uma das 27 Unidades da Federação e farão alusão aos eixos temáticos que marcam a celebração deste ano. Os estudantes desfilarão uniformizados com placas e bandeiras alusivas ao G20, com mensagens de combate à fome, à pobreza, à desigualdade e de foco na sustentabilidade. Eles também desfilarão com roupas típicas gaúchas, em homenagem ao Rio Grande do Sul, e com uniformes alusivos aos voluntários que ajudaram na reconstrução do estado.

QUASE NOVE MIL – Ao todo, o desfile mobiliza 8.812 pessoas, incluindo militares, estudantes e atletas. Deste total, 3.990 participarão dos desfiles a pé, motorizado (que envolverá 133 viaturas) e montado (cavalos). A equipe de segurança, formada por contingentes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de equipes da Segurança Pública, mobilizará outros 4.882.

SERVIÇO – O acesso do público ao desfile é gratuito. As arquibancadas montadas na Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile serão abertas a partir das 6h20 do dia 7 de setembro (sábado). A previsão é de que o desfile tenha início às 8h45. A estimativa é de um público em torno de 30 mil pessoas.

NÃO PODE – Por questões de segurança de todos, está proibido o acesso à área do evento com fogos de artifício e similares, armas, apontadores a laser, artefados explosivos, sprays, garrafas de vidro, mastros e latas.

Itens proibidos na festa
Itens proibidos na festa