Tudo começa pela mente
Não podemos negar que a nossa mente é o nosso maior campo de batalha. Afinal, é na mente que tudo começa. Nossos problemas emocionais têm suas raízes em nossos pensamentos. Uma vez que o nosso pensamento tem o poder de nos deixar felizes ou tristes. Porém, se os pensamentos que invadem a nossa mente são pensamentos que nos deixam tristes, deprimidos, amargurados, melancólicos acredite que há um problema de cunho emocional. Todavia, precisamos ficar atentos para não tratar os sintomas ao invés da causa.
Quando se passa por um estado de dor emocional , quando se enfrenta a depressão, a angústia a tristeza é preciso ver o que está gerando de fato estes sentimentos. Precisamos ter consciência de que na maiorias das vezes, o que dizemos ser a causa das nossas dores é apenas um sintoma da verdadeira causa que chegou ao nosso consciente.
Através dos estudos dos textos psicanalíticos, nos fica visível que o que nos causa dor emocional está no nosso inconsciente e chega ao nosso consciente apenas um pequeno fragmento do conteúdo recalcado. Contudo, esse pequeno fragmento já é o suficiente para causar problemas psicológicos.
Se nos encontrarmos passando pelo vale das dores emocionais beirando o estado vegetativo ou já vegetando na nossa própria dor, precisamos dar um passo para vencer as batalhas impostas pela nossa mente.
Precisamos sair da zona de conforto e ir em busca de soluções para o problema em questão. Precisamos lutar nossas batalhas e enfrentar o nosso maior campo de batalha que é nossa mente e nossos pensamentos.
Mas como vencer essa batalha? Se você sente que está vegetando nas suas dores emocionais sem vontade de viver, é chegada a hora de tornar-se protagonista da sua história e ir em busca da solução para o problema procurando ajuda psicológica, afim de conseguir encontrar a causa da dor e não o sintomas.
Sabrina Jabor / Colunista