Governo conclui transporte de 11 toneladas de alimentos em apoio às vítimas do conflito no Oriente Médio
O Governo Federal concluiu mais um voo da Operação Voltando em Paz nesta terça-feira, 12 de dezembro. A aeronave KC-390 Millennium (Embraer), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Al-Arish, cidade egípcia próxima à fronteira de Gaza, às 10h45 (horário local). No avião, estavam 11 toneladas de alimentos, transportadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), para atender populações em situação de emergência pública. O envio dos donativos foi coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Este foi o terceiro voo que deixou o Brasil em apoio às vítimas do conflito no Oriente Médio. Em 18 de outubro, um VC-2 pousou no Egito com equipamentos de filtragem de água e kits de saúde. A carga continha 40 purificadores de água com capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. Com tecnologia e fabricação brasileiras, os equipamentos são capazes de remover 100% de vírus e bactérias da água.
O acesso à água potável é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela população da Faixa de Gaza. Os kits de saúde atendem até 3 mil pessoas cada um ao longo de um mês e são compostos por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, cada kit continha um total de 267 quilos de materiais.
Em 2 de novembro, um outro VC-2 da Presidência da República pousou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, Egito, levando 1,5 tonelada de alimentos – arroz, açúcar, derivados de milho e leite – destinados à população da Faixa de Gaza, oferecidos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em nova ação de ajuda humanitária.
VOLTANDO EM PAZ – A Operação Voltando em Paz já superou oficialmente a marca de 1.500 repatriados da zona de conflito no Oriente Médio. Em 11 voos coordenados pelo Governo Federal, um total de 1.525 passageiros e 53 animais domésticos foram resgatados desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro.
Por: Planalto