Parlamento gaúcho lança campanha Valores que Ficam na próxima terça-feira
Por Redação Gazeta Gaúcha/
Portal/ GZ1.com.br/ Porto Alegre RS/
Um café da manhã irá marcar, nesta terça-feira (8), o lançamento da campanha “Valores que Ficam”. A atividade será realizada a partir das 8h, no Salão Júlio de Castilhos.
Criada pela Casa em 2019, a iniciativa incentiva pessoas físicas a destinarem até 6% do imposto de renda devido para os fundos estadual ou municipais da pessoa idosa e/ou dos direitos da criança e do adolescente. Para efetuar a destinação aos fundos, as pessoas físicas precisam apresentar a declaração de ajuste anual de imposto de renda no modelo completo.
Para esta edição haverá avanços na campanha em quatro eixos, conforme explica o presidente da Casa, deputado Pepe Vargas (PT). “Além de reforçar a publicidade, com a ampla divulgação em todos os canais da Assembleia Legislativa, será ampliado o acesso com a disponibilização de um link diretamente no aplicativo Servidor RS, que atinge mais de 30 mil servidores públicos do estado”, anuncia o parlamentar. A realização de evento de formação para orientar as entidades a acessarem e executarem os recursos, e a criação de um grupo para acompanhar a destinação dos valores completam as novidades.
Em 2024, a campanha ultrapassou a marca de R$ 116,2 milhões arrecadados no RS, mas o estado tem potencial para que as destinações ultrapassem R$ 700 milhões.
Como fazer a doação
Há duas opções para as pessoas físicas participarem: destinação feita no ano anterior ou destinação direto na declaração. No primeiro caso, é necessário definir o fundo a receber o valor e procurar diretamente o conselho municipal que administra este fundo. O comprovante emitido pelo conselho deve ser utilizado no preenchimento da declaração do imposto de renda do ano anterior.
Também é possível fazer a destinação quando for preencher a declaração de imposto de renda, escolhendo a opção Doações Diretamente na Declaração. Neste ano, o prazo para a entrega do imposto de renda encerra no dia 30 de maio. O limite de destinação segue em 6% sobre o imposto devido, mas, nesta opção, há um limite de 3% para os fundos da criança e outros 3% para os fundos do idoso.
Mais informações podem ser obtidas em valoresqueficam.al.rs.gov.br