Petrobras divulga membros da Comissão Avaliadora do programa de bolsas para jornalistas

Por Redação Gazeta Gaúcha/

Portal/ GZ1.com.br/ Rio de Janeiro RJ/

Foto: Divulgação

 

Grupo de nove especialistas vai escolher os contemplados pelo programa Seleção Petrobras de Jornalismo

 

A Petrobras divulga, nesta sexta-feira (11/04), os integrantes da Comissão Avaliadora do programa Seleção Petrobras de Jornalismo. A iniciativa lançada esta semana oferece incentivo financeiro para jornalistas de todas as regiões do país produzirem reportagens nos formatos de áudio, vídeo e texto, com temas sobre ciência e diversidade.

Confira o edital aqui

O grupo é composto por nove integrantes, que serão responsáveis por avaliar e selecionar as sugestões de pauta. Ao todo foram escolhidos seis jornalistas com experiência na produção ou edição de reportagens e três especialistas da Petrobras nos temas diversidade e/ou ciência.

Conheça os integrantes da Comissão Avaliadora da Seleção

Aline dos Santos Brito Olivieri: psicóloga de formação e gestora de recursos humanos há mais de 17 anos, atualmente ocupa a Gerência Setorial de Diversidade, Equidade e Inclusão da Petrobras. Anteriormente, liderou a área HR Business Partner (BP) para negócio de Exploração e Reservatórios da Diretoria de E&P. Ao longo da carreira, gerenciou equipes nas áreas de desenvolvimento de lideranças, carreira, sucessão e seleção gerencial, gerenciamento de desempenho, gestão de conhecimento, programas de estágio e trainee. Também atuou na liderança de equipes de educação corporativa e aprendizagem organizacional. Além disso, Aline tem experiência na implementação e condução de projetos sociais com crianças e jovens em condições de vulnerabilidade social.

Elaíze Farias: jornalista, cofundadora da Agência Amazônia Real de jornalismo investigativo. Elaíze é referência em reportagens sobre povos originários e tradicionais e violações de direitos territoriais e direitos humanos e impactos de grandes empreendimentos nas populações amazônicas e na natureza. Acompanha a pauta da crise climática há 20 anos. Entre os reconhecimentos recebidos estão o Prêmio Especial Vladimir Herzog, em 2022, e homenagem no Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em 2021. Foi uma das 10 pessoas do mundo todo a receber o Annual Global Human Rights Defender Award, concedido pelo governo dos EUA. Em março deste ano, foi considerada uma das 12 líderes femininas climáticas no mundo do projeto Mulheres Pioneiras de 2025 da Reuters Events. Nascida em Parintins (AM), e de origem indígena, Elaíze é formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Letícia Berni: graduada em química industrial e engenharia química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Engenharia Mecânica (PUC-RJ). Há 15 anos atua como Química de Petróleo na Petrobras. Atualmente desenvolve seu trabalho na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Exploração e Produção, no Centro de Pesquisas da Petrobras. Letícia também atua junto ao Grupo Local de Diversidade, Equidade e Inclusão do CENPES e atualmente é uma das organizadoras de um livro que conta a história de empregados cujo trabalho na Petrobras impactou positivamente sua vida, bem como do seu entorno social. É gaúcha, filha única e mãe de três: Arthur, 8, e os gêmeos Benjamin e Cecília, 3. É uma pessoa com deficiência, cega do olho direito, e apaixonada por inovação, tecnologia e educação.

Luana Assiz: jornalista, especialista em jornalismo científico e tecnológico pela UFBA, apresentadora do Conexão Bahia, programa do Núcleo de Entretenimento da TV Bahia, do Conversa Preta e de projetos especiais da afiliada. Apresentou o Festival de Verão pela TV Globo em 2025, ano em que foi repórter do Glô na Rua, projeto em que levou o pré-carnaval de Salvador para as Supermanhãs (Encontro com Patrícia Poeta, Mais Você e É De Casa). Atua em projetos de comunicação corporativa e audiovisual em Angola. Egressa da turma de 2024 do programa de intercâmbio “Pesquisa e Investigação II Edward R. Murrow”, organizado pelo Departamento de Estado dos EUA para jornalistas convidados de diversos países. Em 17 anos de atuação, passou por agências de comunicação e pela Band News FM, CBN e TV Educativa da Bahia. Nascida em Salvador, negra, LGBTQIA+, apaixonada por música, cultura e comunicação.

Luciana Barreto: jornalista, mestre em relações étnico-raciais, palestrante e ativista de direitos humanos. É âncora e editora-chefe do Repórter Brasil Tarde, telejornal na TV Brasil. Já trabalhou nos canais Futura, GNT, BandNews, TV Bandeirantes e CNN Brasil. Foi vencedora do Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias Nascimento (2012) e do prêmio “Sim à Igualdade Racial”, por seu trabalho na mídia contra o racismo, em 2018. Também assinou o pré-roteiro e as entrevistas do documentário “A Última Abolição”, (Globo Filmes). Em 2021 foi eleita pela ONU uma das 100 personalidades mais influentes do mundo. Seu primeiro solo “Discursos de Ódio contra Negros nas Redes Sociais”, ficou entre os cinco finalistas do Jabuti Acadêmico de 2024, ano em que também foi eleita a jornalista mais influente da região Sudeste no prêmio “+ Admirados Jornalistas Negros da Imprensa Brasileira”.

Jairo Marques: jornalista pós-graduado em Jornalismo Social pela PUC-SP e especializado em políticas públicas pela Fundación Nuevo Periodismo, criada por Gabriel Garcia Márquez, na Colômbia. É editor de Vida Pública e colunista de diversidade na Folha de S.Paulo, onde atua desde 1999. Escreve sobre cidadania, direitos humanos, inclusão, diversidade, mobilidade e aspectos da vida da pessoa com deficiência, tendo participado da cobertura de quatro Paraolimpíadas. Nascido em Três Lagoas (MS), Jairo é cadeirante desde a infância, pai da Elis, 9 anos, e autor dos livros “Malacabado – a História de um Jornalista sobre Rodas” e “Crônicas Para um Mundo Mais Diverso”.

Mariza Tavares: jornalista com mestrado em comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em gestão de negócios no Ibmec. Entre os prêmios que recebeu estão um Esso de Jornalismo na categoria Informação Científica ou Tecnológica e o Prêmio Comunique-se como executivo de veículo de comunicação. Foi diretora-executiva da Rádio CBN e coordenou a elaboração do Manual de Redação da CBN. Também foi repórter da revista Veja, editora-executiva do jornal O Globo e gerente-geral da Agência O Globo. Mantém o blog “Longevidade: modo de usar”, no portal G1, que trata de questões relacionadas ao envelhecimento. Participa também do conselho editorial da Agência Lupa, especializada em fact-checking. Mariza também é escritora e tem entre suas produções livros infantis, coletâneas de poemas e dois livros sobre longevidade: Em 2020, lançou o livro “Longevidade no cotidiano: a arte de envelhecer bem” e, em 2022, “Menopausa: o momento de fazer as escolhas certas para o resto da sua vida”, ambos pela Editora Contexto.

Ricardo Alexino Ferreira: professor associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É professor permanente do Programa de Pós-graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (USP). Defendeu a livre-docência pela Universidade de São Paulo, com a pesquisa “Os critérios de noticiabilidade da mídia impressa na cobertura de grupos sócio-acêntricos em abordagem etnomidialógica”. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, ambos pela USP. É pós-doutorado pela pela University  of Saint Joseph, na Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. Realizou atividade docência na Euskal Herriko Unibertsitatea/Universidad del País Vasco, em Bilbao, Espanha, no Programa de Cooperación Interuniversitaria de la Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI), do Ministério de Assuntos Exteriores do Governo Espanhol, através do convênio Intercampus Professores. Foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) por 14 anos e, de 2005 a 2008, diretor da Rádio Universitária Unesp (Rádio Unesp-FM), onde enfatizou a divulgação científica e a democratização do conhecimento científico. Atualmente é diretor e apresentador do programa radiofônico de entrevista “Diversidade em Ciência” (Rádio USP), programa de entrevistas que aborda as pesquisas científicas sobre as relações étnico-sociais, diversidades e direitos humanos.

Sue Wolter: nascida no Rio de Janeiro, mãe atípica e Assistente Social Master graduada pela UFRJ. Atualmente é Gerente de Riscos Sociais e Direitos Humanos, na área de Responsabilidade Social da companhia. Sue é pós-graduada em Educação e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Também possui em um MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor (UFRJ) e possui formação em Mediação de Conflitos pela Mediare. Há 31 anos na Petrobras já ocupou posições de liderança nas áreas de Responsabilidade Social, Recursos Humanos, Cultura Organizacional, Gestão da Mudança, Gestão da Ética, Ouvidoria, Direitos Humanos, Diversidade, Equidade e Inclusão.

Seleção Petrobras de Jornalismo

As inscrições vão até 11 de maio. Ao todo, serão concedidas 15 bolsas no valor de R$ 20 mil. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente através do site www.agenciapetrobras.com.br