Presidente da ALRS participa da instalação de Frente Parlamentar sobre concessões e infraestrutura na Fronteira Oeste
Por Redação Gazeta Gaúcha/
Portal/ GZ1.com.br/ Porto Alegre RS/
Foto: Internet
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas (PT), participa na próxima quinta-feira (3/7), em São Borja, da instalação da Frente Parlamentar para tratar da concessão e operação da Ponte Internacional São Borja (Brasil) / Santo Tomé (Argentina) e da construção da Ponte Internacional Itaqui (Brasil) / Alvear (Argentina). O objetivo é acompanhar os desdobramentos relacionados à operação, funcionamento e nova concessão do complexo logístico da Ponte Internacional da Integração e do Centro Unificado de Fronteira (CUF), em São Borja.
A Frente será presidida pelo deputado Tiago Cadó (PDT). A solenidade oficial do Parlamento Gaúcho será realizada às 10h, na sede do CUF, localizada na BR-285, km 551 – Sala 83. Após o ato, o presidente Pepe Vargas participa de uma reunião-almoço na Associação Comercial e Industrial de São Borja (ACISB), promovida em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sicredi. No encontro, serão debatidos temas como o desenvolvimento econômico e social da Fronteira Oeste, infraestrutura, cooperação e governança regional.
Audiência pública alertou para risco de paralisação aduaneira
O processo de licitação para a nova concessão da Ponte Internacional da Integração já foi tema de audiência pública na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, realizada em 11 de junho, por iniciativa do deputado Tiago Cadó.
Na ocasião, autoridades manifestaram preocupação com a possível interrupção do fluxo aduaneiro no CUF, caso o terceiro processo licitatório — com leilão previsto para 16 de julho — também não tenha interessados, como ocorreu nas duas tentativas anteriores.
O complexo logístico movimenta cerca de US$ 1 bilhão por mês em mercadorias entre os países do Mercosul. Somente por São Borja circulam, mensalmente, cerca de 11 mil caminhões, que realizam o desembaraço aduaneiro. A atividade gera centenas de empregos diretos e indiretos e tem forte impacto na economia local.
Ponte de Itaqui/Alvear: demanda histórica da região
A construção da ponte internacional entre Itaqui (RS) e Alvear (AR) é uma demanda antiga da comunidade e do setor produtivo. A obra é considerada estratégica para o desenvolvimento da região, especialmente em função da presença do parque industrial do arroz — um dos maiores do país — instalado em Itaqui.