TA NA HORA DEBATE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS

Por Redação Gazeta Pelotense

Portal GZ!.com.br

Pelotas RS

Foto: Internet

 

A reunião-almoço Tá na Hora, da Associação Comercial de Pelotas (ACP), desta terça-feira (21) recebeu o diretor da Embrapii Pelotas, Maurício Oliveira, que foi enfático sobre as oportunidades de inovação dentro do mercado. “Nós precisamos inovar”, disse.

O objetivo é preparar o futuro diante de um tempo cada vez mais curto entre uma e outra inovação. “Não dá mais para esperar. Tem muita inovação chegando”, disse Oliveira, citando o montante de R$ 122 milhões para serem aplicados em projetos da Embrapii Pelotas. A unidade local é 96ª da rede, denominada InovaAgro, voltada para inovação na agroindústria.

Mesmo com equipamentos e conhecimentos, custa caro investir na inovação, apresentando-se a Embrapii como caminho para empreender. “O modelo é ágil e sem burocracia”, adiantou. O projeto é iniciado em no máximo 20 dias, com seis meses de duração. Participam de cada ação professores, alunos e pesquisadores, com 90% do orçamento vindos da Embrapii.

“O risco é bastante reduzido. Tempos autonomia para apresentar o projeto e recursos existem”, disse o diretor, que citou o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com parceiro de projetos.

A inclusão da industrialização de produtos é um dos exemplos citados por Oliveira. O controle de pragas é uma das tecnologias desenvolvidas pela InovaAgro, que pode se diferenciar no mercado. Outra é o sistema inteligente para evitar perdas de arroz no armazenamento. O palestrante alertou que o uso da tecnologia que traz economia para as empresas, lembrando que existe muita competência na área e não falta dinheiro para desenvolver projetos de inovação. Em nível nacional, foram mais de três mil projetos executados – 30 deles em andamento na região de Pelotas.

Instagram
WhatsApp
Tiktok