Canal Saúde acompanha práticas exitosas do SUS da Plataforma IdeiaSUS
O Canal Saúde , criado e gerido pela Fiocruz, acompanhou nesta quarta-feira (13/12) a blitz educativa sobre saúde mental, atividade realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Anastácio (MS) no contexto do projeto de implantação da Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio do município . A notável experiência, contemplada com a primeira edição do Prêmio IdeiaSUS Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia , entregue na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada em 2022, em Campo Grande (MS), é roteiro de um novo documentário em produção, resultante da parceria entre o Canal Saúde e a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.
Três pilares balizam o projeto: prevenção, atenção e posvenção. Na prevenção, organizam-se capacitações para profissionais de saúde, assistência social, educação e segurança pública quanto à identificação e ao manejo dos pacientes. É, neste contexto, que se dão atividades como a blitz educativa sobre saúde mental. Na atenção, a estrutura dos atendimentos é dívida nas modalidades domiciliar, individual e em grupo. Os atendimentos são realizados por profissionais de psicologia, serviço social e psiquiatria. E na posvenção, promovem-se ações de cuidado aos sobreviventes enlutados por um suicídio.
Cinco novos filmes sobre o SUS
Além do projeto de Anastácio, o Canal Saúde produzirá outros quatro documentários sobre quatro exitosas experiências do SUS, contempladas com a mesma premiação e registradas na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. São elas: Conferências Locais de Saúde: estratégias de educação permanente para o plano municipal de saúde, de Presidente Figueiredo (AM) ; Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para abordagem da hanseníase, da cidade de Pilar (AL) ; Reduzindo danos e protegendo vidas: cuidado às gestantes em situação de rua, usuárias de substâncias psicoativas, desenvolvida na cidade de Santo André (SP) ; e Equidade no SUS por meio da articulação regional: saúde mental indígena, de Balneário Barra do Sul (SC) .
Os cinco projetos pautam, também, episódios da série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, disponível no canal da IdeiaSUS no YouTube .
Prêmio IdeiaSUS Fiocruz
A premiação ofertada pela IdeiaSUS Fiocruz é fruto da parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e consiste no acompanhamento e apoio das iniciativas inovadoras, buscando sistematizá-las e qualificá-las. Todo este processo é intitulado como Curadoria em Saúde IdeiaSUS.
Trata-se de um trabalho de cooperação entre gestores, profissionais de saúde e comunidade usuária do SUS, por meio do qual aplicam-se mediações que possibilitam a troca de conhecimentos, a socialização dos saberes, a análise crítica e a reflexão sobre o cuidado e a gestão. O trabalho da curadoria das experiências do SUS, que se dá ao longo de 12 meses, renovando-se a cada ano, se encerra com a publicação de um livro (impresso e digital) e com a divulgação dos documentários, no canal da IdeiaSUS no YouTube .
O prêmio IdeiaSUS Fiocruz é SUS está em sua segunda edição. Em 2023, durante a 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada como de tradição pelo Conasems, em Goiânia (GO), foram contempladas outras cinco práticas: O renascimento e a ressignificação do parto em município rural remoto da Amazônia paraense, de Rurópolis (PA); Experiência exitosa do preventivo humanizado no SUS, de Turilândia (MA); Planejamento orientado do CTA/SA Juara-MT sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos, de Juara (MT); Ferramenta facilitadora do processo de trabalho da rede protetiva, de Ribeirão Preto (SP); e Desinstitucionalização do Hospital Colônia Itapuã: de um portal sombrio a um solar iluminado, de Viamão (RS). As cinco notáveis experiências do SUS, registradas igualmente na Plataforma, inspiram também a série Vozes da Saúde , as experiências da IdeiaSUS, atualmente com 45 episódios.
Vozes da Saúde é uma série produzida pela Plataforma IdeiaSUS em parceria com a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O tema de todos os episódios é a Saúde Pública, retratando as lutas, os desafios, a criatividade, o compromisso, os medos e as alegrias de trabalhadores e trabalhadoras do SUS. A série serve como ponto de memória de práticas que apontam para um sistema público de saúde diverso, potente e presente na vida de milhões de pessoas.
Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)