Governador participa da posse do novo presidente da Assembleia Legislativa
O governador Eduardo Leite esteve presente, nesta quarta-feira (31/1), na sessão solene de eleição e posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL) para o segundo ano da 56ª legislatura. O vice-governador Gabriel Souza também acompanhou a solenidade.
A chapa única foi eleita em votação no Plenário no dia 20 de setembro, com 49 votos favoráveis e nenhum contrário. A definição respeita o acordo pluripartidário de gestão compartilhada, no qual as quatro maiores bancadas, de forma rotativa, indicam a presidência do parlamento. O deputado Adolfo Brito foi empossado presidente, assumindo a posição que era ocupada pelo deputado Vilmar Zanchin.
O governador destacou a boa relação do Executivo com o parlamento ao longo de todo o seu primeiro mandato e também no novo ciclo de governo. “Ao longo dos últimos cinco anos essa relação sempre foi muito cordial e republicana com todos os presidentes, de cada um dos partidos políticos, respeitando o poder Legislativo, como deve ser”, disse.
Leite também mencionou a colaboração entre a AL e o governo em temas de interesse da população que os presidentes do parlamento elencam como prioridade de seus mandatos. “O deputado Vilmar Zanchin, ao designar a educação como tema prioritário, colaborou muito com as nossas discussões e com as reformas que promovemos na estrutura da educação no Rio Grande do Sul. Agora, o deputado Adolfo Brito estabelece como prioridade a irrigação, e vamos trabalhar muito alinhados para construir soluções nessa área, que é de interesse do Estado”, afirmou.
Além do presidente Brito, a nova Mesa Diretora é composta pelos deputados Paparico Bacchi, como 1º vice-presidente, Eliana Bayer, como 2ª vice-presidente, Pepe Vargas, como 1º secretário, Vilmar Zanchin, como 2º secretário, Luiz Marenco, como 3º secretário e Thiago Duarte, como 4º secretário. Os suplentes de secretário serão Issur Koch, Nadine Anflor, Gaúcho da Geral e Elton Weber.
Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom