Bloco dos Que Salvam Vidas convida para doação de sangue antes do Carnaval

A baixa procura por doações de sangue é motivo de alerta para o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) nesta época. Com muitas pessoas de férias e a proximidade de eventos, a necessidade de manter os estoques em níveis regulares se torna um desafio ainda maior. Para enfrentar esta situação, a ação Bloco dos Que Salvam Vidas convida a população para doar sangue antes do Carnaval.

Em período de festas e feriados prolongados, a importância da doação de sangue é ainda maior. O serviço do Hemorgs atende a cerca de 40 hospitais e necessita de todos os tipos sanguíneos, em especial em períodos como o Carnaval, quando há maior probabilidade de demandas de urgência e emergência.

A coordenadora de captação do Hemorgs, Gesiane Almansa, afirmou que quem puder fazer a doação até sexta-feira (9/2) contribuirá para a manutenção dos estoques de maneira segura. “Alguns hemocomponentes, como as plaquetas, precisam ser utilizadas em curto espaço de tempo. Por isso, quem puder passar no Hemocentro nesta semana estará colaborando muito. Uma doação salva até quatro vidas; então, melhor doar antes do Carnaval e se divertir com a missão cumprida”, convidou Gesiane.

Em alusão às festividades de Carnaval, a campanha Bloco dos Que Salvam Vidas é uma iniciativa para chamar a atenção para o gesto voluntário de doar sangue também durante este período. A ação divulgada nas redes sociais da Secretaria da Saúde (@SaudeGovRS) busca sensibilizar doadores foliões a se organizarem na semana que antecede o Carnaval. “Ainda dá tempo de iniciar as suas doações este ano, além de ser um bom motivo para começar 2024 em clima de solidariedade”, completou Gesiane.

O agendamento da doação pode ser feito pelo Whatsapp (51) 98405-4260 ou pelo site saude.rs.gov.br/agendamento-para-doacao-de-sangue.

Horário de funcionamento 

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Av. Bento Gonçalves, 3722, Porto Alegre – RS

Requisitos para doação de sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
  • Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom