Sisu: termina nesta quarta-feira (7/2) prazo para selecionados efetuarem a matrícula

O prazo para que os candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 realizem a matrícula ou façam o registro acadêmico nas instituições de ensino termina nesta quarta-feira (7/2). É importante que todos fiquem atentos aos documentos que precisam levar, horários e locais de atendimento de cada instituição. Ao todo, foram ofertadas  264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Lista de Espera – O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 31 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Os procedimentos serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.

Saiba mais – O resultado da chamada regular do Sisu 2024 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 31 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . Essa edição teve uma única etapa de inscrição para todo o ano.

Confira o cronograma atualizado do Sisu 2024:

.

SISU – O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). O Sisu foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.

Por: Agência Gov
Texto: Ailane Silva, com informações do MEC
Edição: Daniella Cambaúva/ Foto: Agência Brasil