Banrisul tem lucro líquido de R$ 304 milhões no 4º trimestre de 2023, com alta de 138,6%

O Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 304 milhões no quarto trimestre de 2023, crescimento de 138,6% em comparação com o trimestre anterior e de 21% em relação ao quarto trimestre de 2022. Em 2023, o lucro líquido da companhia foi de R$ 871,1 milhões, alta de 11,5% diante do resultado ajustado do ano de 2022. O desempenho reflete, especialmente, o crescimento da margem financeira, o incremento da carteira de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias.

Os recursos captados constituídos por depósitos, recursos em letras e dívida subordinada e recursos administrados totalizaram R$ 95,9 bilhões em dezembro de 2023, crescimento de 9,1% em relação a dezembro de 2022, com destaque para os recursos em letras.

O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, fez a apresentação do resultado na manhã desta sexta-feira (9/2), na sede do banco em Porto Alegre, em uma coletiva de imprensa para jornalistas. O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, que representou o governador Eduardo Leite; do vice-presidente do banco, Luiz Gonzaga Veras Mota; da diretoria e de executivos do Grupo Banrisul.

Para Gabriel, os números representam a atuação do banco junto às comunidades, abrangendo diferentes setores da economia. “O Banrisul é uma instituição sólida e rentável e tem se tornado cada vez mais competitivo e conectado diante dos desafios do século 21. As constantes mudanças tecnológicas são um estímulo para avançar na entrega de produtos e serviços que resultem em uma melhor experiência para o cliente”, destacou.

De acordo com Lemos, o Banrisul se aproxima de seu centenário mantendo a capacidade de renovação, sem perder de vista seus valores. “Nossa trajetória, ao longo dos anos, tem sido marcada por muitas realizações e conquistas. Mas o que mais nos enche de satisfação é o papel que desempenhamos nas comunidades nas quais atuamos”, ressaltou. “Além de uma instituição que presta serviços financeiros, somos parte vital do tecido social e econômico de cada local onde operamos.”

O presidente salienta que, nos próximos anos, a instituição irá abraçar a inovação, buscando melhorar a eficiência operacional. “Utilizaremos big datamachine learning e inteligência artificial para antecipar as demandas do mercado e atende-las”, disse. “Disponibilizaremos produtos e serviços personalizados, avançaremos na formação de parcerias estratégicas e ampliaremos a nossa oferta de crédito. Combinaremos o atendimento físico e digital para proporcionar respostas rápidas e eficazes, com foco em refinar a experiência do cliente.”

Lemos destacou, ainda, o resultado apresentado pelas empresas controladas que integram o Grupo Banrisul, que deram importante contribuição para a performance do Banco: “esses números refletem a direção promissora que seguimos”, concluiu.

Crédito

O Banrisul mantém o direcionamento voltado para a ampliação da carteira de crédito com operações de menor risco, priorizando o estreitamento do relacionamento comercial com seus clientes, bem como a revisão da jornada a fim de garantir melhor experiência.

A carteira de crédito avançou 9,3% no ano, chegando a R$ 53,7 bilhões em dezembro de 2023, crescimento de R$ 4,5 bilhões em comparação a dezembro de 2022 – influenciado, especialmente, pelo crescimento dos créditos rural, imobiliário e comercial.

O crédito imobiliário (que registrou aumento de 16% em 2023 na comparação com o mesmo período de 2022) segue como uma carteira estratégica para o banco, tanto para a fidelização de clientes quanto pelo seu papel relevante no processo de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

O agronegócio segue relevante para a instituição, que oferece linhas de crédito com recursos próprios, repasses de linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos equalizados pelo Tesouro Nacional aos pequenos e médios produtores do Estado. Em dezembro de 2023, a carteira de crédito rural alcançou saldo de R$ 11,3 bilhões, com incremento de 44,2% em 12 meses.

Cartões de crédito

O Banrisul contava com uma base de 1,1 milhão de cartões de crédito nas bandeiras Mastercard e Visa ao final de dezembro de 2023. No ano, foram realizadas 99,9 milhões de transações, o que possibilitou a movimentação financeira de R$ 9,8 bilhões, respectivamente 7,6% e 10,6% superior ao mesmo período de 2022. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e cartões BNDES somaram R$ 669,6 milhões em 2023.

Banrisul Pagamentos

O lucro líquido da Banrisul Pagamentos em 2023 alcançou R$ 522,9 milhões, crescimento de 39,7% em relação a 2022.

A Vero, rede de adquirência da Banrisul Pagamentos, encerrou o período com 140,1 mil estabelecimentos credenciados ativos. Em 2023, foram realizadas 510 milhões de transações, aumento de 12,6% em 12 meses. O volume financeiro transacionado totalizou R$ 46,5 bilhões, acréscimo de 8,2% diante de 2022.

Banrisul Seguridade

A Banrisul Seguridade – que atua no mercado de comercialização de seguros, planos de previdência privada e títulos de capitalização nos canais do Banrisul (por meio de sua subsidiária Banrisul Corretora de Seguros) – alcançou lucro líquido de R$ 157,9 milhões em 2023, alta de 4,9% em relação ao ano anterior.

A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização atingiu R$ 3,6 bilhões em 2023, aumento de 40,6% em relação a 2022. As receitas totais alcançaram R$ 373,2 milhões, crescimento de 12,2% na mesma comparação.

Canais digitais

Os canais digitais do Banrisul responderam por 83,9% das operações realizadas em 2023, considerando todos os canais disponíveis (digitais, ATMs, correspondentes, caixas e Banrifone). Os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office App – acessados por meio do aplicativo Banrisul) tiveram, em 2023, 606 milhões de acessos, 11% a mais que no ano de 2022, média de 1,7 milhão de acessos diários. O total de operações feitas por meio desses canais cresceu 11,8%, nos quais a quantidade de transações financeiras foi 20,3% superior e o volume transacionado 5,6% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O app Banrisul evoluiu em 2023 e passou a ofertar novidades em produtos, como a contratação de cotas de consórcio e de seguros de vida, a Tag Banrisul Veloe (que automatiza o pagamento de pedágios e estacionamentos) e o BanriPay (que permite pagamentos por aproximação com Banricompras). As novidades foram também em serviços, como na solicitação de nova via de cartão de débito, na associação e desassociação de contas e no serviço que possibilita contatar a agência de relacionamento ou o gerente de conta de maneira muito mais ágil.

Investimento e inovação

O Banrisul investiu em promoção da transformação digital, evolução de sua infraestrutura, desenvolvimento e adoção de ferramentas para aprimorar os serviços oferecidos e oferecimento de uma experiência ainda mais completa aos seus clientes. Em 2023, o banco investiu R$ 372,7 milhões em modernização tecnológica, contemplando os investimentos em tecnologia da informação, atendimento ao cliente, reformas e ampliações.

No final de 2023, teve início o projeto de Modernização do Parque de Equipamentos da Rede de Agências e Direção Geral, que envolveu a aquisição de 10.551 desktops e 941 notebooks para substituição imediata. Essa renovação visa fornecer uma experiência de atendimento mais qualificada e célere aos clientes, com computadores ágeis, seguros e com melhor performance, aumentando a produtividade dos trabalhadores e economizando recursos em manutenção e energia elétrica.

Para reduzir o impacto ambiental e o risco social, o Banrisul vem reaproveitando os equipamentos quando adequado e realizando o descarte responsável dos materiais eletrônicos obsoletos. A iniciativa está alinhada ao Programa Sustentare, que trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e de entidades do Estado, beneficiando instituição por meio da destinação de equipamentos ou mesmo na redução do risco social de públicos vulneráveis.

Texto: Ascom Banrisul
Edição: Secom/ Foto: Joel Vargas/ Ascom / GVG