Jovem pesquisador da Fundação Liberato participa de Fórum na Suíça
O estudante do curso técnico de Eletrônica, Rafael Vinicius Volkmer da Silva (20 anos), da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, será o representante brasileiro no International Swiss Talent Forum 2024 (ISTF). O evento acontece entre 20 e 24 de fevereiro, na cidade de Nottwil, Suíça.
O objetivo do ISTF deste ano é discutir as competências necessárias para o trabalho no futuro e as novas oportunidades de aprendizagem que a tecnologia oferece em níveis individual e organizacional.
A ideia é descobrir como é a “Aprendizagem para o Futuro”, a partir das lentes de vários desafios, para tentar desenvolver ideias para fazer avançar a sociedade.
Rafael recebeu a premiação para o evento na última edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Na ocasião, ele apresentou o projeto “Inteligência Artificial no Diagnóstico do Mal de Alzheimer”. A pesquisa busca desenvolver um software, utilizando inteligência artificial, capaz de identificar os sinais de Alzheimer e classificar seu estágio por meio da análise de padrões em imagens cerebrais de ressonância magnética. O orientador do projeto é o professor Marco Cesar Sauer.
Texto: Luis Eduardo Selbach/Ascom Fundação Liberato
Edição: Camila Cargnelutti/Secom