Governador recebeu convite para acompanhar desfiles, que ocorrem no Complexo Cultural do Porto Seco
O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta quarta-feira (21/2), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), uma comitiva de representantes do Carnaval de Porto Alegre. O grupo entregou ao governador o convite para os desfiles, que ocorrem na sexta-feira (23/2) e no sábado (24/2), no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona norte da capital.
Participaram da entrega as presidentes do Comitê do Carnaval de Porto Alegre, Liliana Cardoso, e da União de Entidades Carnavalescas, Kelly Ramos, além da corte da festa e de líderes de escolas de samba.
O governo do Estado fará a transmissão do evento. Pelo terceiro ano consecutivo, a TVE, emissora pública vinculada à Secretaria de Comunicação (Secom), será a única televisão de sinal aberto a exibir ao vivo o Carnaval de Porto Alegre. Por meio de uma parceria com a prefeitura da capital, a TVE fará a cobertura completa dos desfiles das séries Ouro e Prata do Carnaval 2024, nos dias 23 e 24.
A liberação dos direitos de transmissão não implicou em custos adicionais para o Estado. “A TVE está, historicamente, envolvida com o Carnaval de Porto Alegre. Após a pandemia, esta é a terceira vez que a emissora colabora com a transmissão do Carnaval de Porto Alegre, tornando-se a TV aberta oficial do evento”, explica o diretor-geral da TVE, Caio Klein.
O jornalista Newton Silva, que trabalha na TVE desde 1998, já participou de várias coberturas do Carnaval em Porto Alegre e relembra alguns momentos dessa trajetória. “A TVE sempre trabalhou pautas sobre os preparativos do Carnaval. Em 2004, foi inaugurado o Complexo Cultural do Porto Seco, e a TVE passou a fazer coberturas dos desfiles ao vivo, trazendo radialistas especializados na temática. Esse tipo de cobertura virou uma tradição”, conta. “Os espectadores e integrantes das escolas têm muito carinho pela maneira como a TVE conduz a cobertura, pelo respeito às agremiações e profissionalismo.”
Transmissão
Uma estrutura especial está sendo preparada para a transmissão, que ocorrerá das 19h45 às 6h, na sexta (23/2), e das 19h às 6h, no sábado (24/2). O trabalho envolverá 80 profissionais no complexo cultural e no estúdio da emissora. Serão utilizados dez câmeras, grua, drone e uma câmera móvel com link para captar o áudio da bateria. Haverá cobertura na largada e na dispersão, além de narração dos desfiles. A empresa privada que venceu a licitação da prefeitura para organizar o evento fornecerá o estúdio e a unidade móvel que serão utilizados pela emissora no evento.
A TVE gravou vinhetas com as agremiações que desfilarão. Foram produzidos, no total, 19 clipes para as 18 escolas e uma tribo. Os vídeos contam também com a participação da Corte do Carnaval eleita para 2024. Além disso, foram gravados clipes com a Corte da Diversidade. As vinhetas estão sendo veiculadas desde 29 de janeiro.
A TVE, que completa 50 anos em 2024, tem sua programação apresentada no canal digital 7.1 e no streaming tve.com.br.
Programação
Sexta-feira (23/2) – Início dos desfiles às 18h40
- Bloco DMLU
- União da Tinga
- Império da Zona Norte
- Academia de Samba Praiana
- Academia de Samba Puro
- Bloco da Saúde
- Copacabana
- Acadêmicos de Gravataí
- Imperatriz Dona Leopoldina
- Fidalgos e Aristocratas
- Bambas da Orgia
Sábado (24/2) – Início dos desfiles às 18h
- Bloco da OP
- Tribo os Comanches
- Império do Sol
- Protegidos da Princesa Isabel
- Filhos de Maria
- Unidos da Vila Mapa
- Bloco da Saúde
- Vila Isabel
- União da Vila do IAPI
- Estado Maior da Restinga
- Imperadores do Samba
- Realeza
Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom
Foto: Gustavo Mansur/ Secom