Em edição especial, Rotas da Inovação debate ações do governo com foco no South Summit Brazil
O projeto Rotas da Inovação teve uma edição especial na terça-feira (27/2), em Capão da Canoa, em ação preparatória ao South Summit Brazil. Dezenas de pessoas do ecossistema regional de inovação participaram do encontro, organizado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).
O secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub, explicou o funcionamento do projeto Rotas da Inovação, que passou pelas oito regiões do Estado em 2023 para fomentar os ecossistemas regionais, com foco na articulação da quádrupla hélice – formada por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada. Neste início de 2024, duas edições especiais estão sendo realizadas, em Capão da Canoa e Panambi. A iniciativa é complementada pelos meetups regionais do South Summit Brazil, ocorridos na semana passada em Pelotas e Caxias do Sul.
O vice-governador Gabriel Souza destacou o cenário que coloca o Rio Grande do Sul entre os estados mais inovadores do país, como as universidades de excelência, os parques tecnológicos e o número expressivo de doutores. “Temos que fomentar ainda mais a inovação em regiões como o Litoral Norte, que vê sua população crescer cada vez mais. Mas aqui, por exemplo, existe um setor de serviços muito forte, que tem um potencial inovador enorme”, afirmou. “O South Summit poderia estar sendo realizado em qualquer capital do mundo, mas nós conseguimos trazer para Porto Alegre. Envolve pessoas do mundo inteiro, que ajudam a fomentar nosso ecossistema e disseminar a inovação”, complementou Gabriel.
“A Sict tem uma posição central no governo Leite. Fizemos um planejamento estratégico com os focos de atuação para 2023-2026. Além disso, temos uma série de programas que desenvolvem essas áreas em todo o Estado”, pontuou Ayub.
O diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, contou as novidades da terceira edição do South Summit Brazil, que ocorrerá entre 20 e 22 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. “O evento cresce para entregar mais qualidade. Até ano passado, eram três armazéns; este ano, agregamos mais um, totalizando quatro armazéns. Serão 38 mil metros quadrados de área útil, com ampliação da parte coberta e da climatização nos ambientes internos. Foram construídos novos banheiros. E são sete palcos com atividades de grande repercussão”, detalhou.
Ainda na temática dos grandes eventos, o CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi, relatou que a iniciativa começou em 2017 e, neste ano, chega à sétima edição, entre 10 e 12 de abril, em Gramado. “Nosso evento está crescendo a cada ano. Em 2024 estamos esperando 15 mil pessoas na Serra Gaúcha”, disse.
Outras iniciativas do governo foram pauta do encontro. A assessora de educação da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), Camila Wasserman, apresentou o plano de ações sociais que estão sendo realizadas em função do South Summit Brazil. O diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hipárcio Stoffel, abordou a estratégia voltada para a digitalização de serviços, com foco no portal rs.gov.br
A presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Daniela Eckert, explicou como funciona a entidade, incluindo o auxílio prestado para a criação e o fortalecimento de ambientes de inovação. Além disso, gestores de inovação e tecnologia (GITs) do programa Inova RS mostraram projetos na Região Metropolitana e Litoral Norte.
O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Germano, também participou do evento, bem como secretários municipais e vereadores.
O próximo Rotas da Inovação especial será em Panambi, na quinta-feira (29/2). As inscrições estão abertas e são gratuitas.
Texto: Ascom Sict
Edição: Camila Cargnelutti/Secom / Foto: Bernardo Zampereti