Airbnb e Embratur firmam parceria para impulsionar o turismo local no Brasil
O Airbnb e a Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, anunciam uma parceria para colaborar nas áreas de interesse comum e impulsionar o turismo internacional no Brasil. O memorando estabelece diretrizes para a cooperação em inteligência mercadológica, promoção turística e iniciativas focadas no afroturismo, reforçando o compromisso da plataforma e da Agência em promover o turismo responsável, sustentável e benéfico para todas as partes envolvidas.
“A parceria com a Embratur reflete o compromisso do Airbnb em contribuir para o desenvolvimento do turismo no Brasil. O Airbnb se orgulha de promover viagens autênticas e está feliz em colaborar com a promoção do afroturismo no país e projetos voltados para o empoderamento econômico das comunidades locais”, afirma Aleksandra Ristovic, gerente de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil.
O Airbnb acredita que boas políticas devem criar oportunidades tanto para proprietários de imóveis obterem renda extra como para as comunidades locais que se beneficiam do impacto positivo que o fluxo de hóspedes gera na economia local em diferentes setores como alimentação, transporte e comércio.
Entre as cooperações previstas, está a criação, em conjunto com profissionais e organizações que atuam com afroturismo, de uma rota para promoção do segmento na cidade do Rio de Janeiro como parte do programa #RotasAirbnb , iniciativa da plataforma que promove viagens autênticas e sustentáveis por todo o Brasil ao destacar destinos que valorizam a cultura local e contribuem para a economia das comunidades.
“Este é um passo significativo para fortalecer a presença do Brasil no cenário do turismo internacional. Queremos unir a inteligência de mercado do Airbnb com o conhecimento de quem já faz o afroturismo no Rio de Janeiro para embasar decisões estratégicas inovadoras com o objetivo de atrair turistas e fortalecer o afroempreendedorismo, gerando emprego e renda”, reforçou Marcelo Freixo, Presidente da Embratur.
O Airbnb está comprometido a trabalhar em parceria com o setor público e as comunidades locais para que o turismo possa beneficiar a todos, desde proprietários de imóveis até os diversos setores da economia local, incluindo a economia criativa, pequenos negócios e o artesanato local. A plataforma tem colaborado com diversas regiões no Brasil e, em 2023, firmou acordos de cooperação com os estados do Paraná, Pará e São Paulo para contribuir com o crescimento do turismo e desenvolver o turismo responsável e sustentável nessas localidades.
Sobre a Embratur
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) é um serviço social autônomo que tem como objetivo o planejamento, a formulação e a implementação das ações de promoção de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal. O trabalho da Agência tem como foco ampliar o número de turistas estrangeiros no Brasil.
Em 2023, de janeiro a outubro, 4.782.775 turistas estrangeiros desembarcaram em solo brasileiro, de acordo com o Portal de Dados da Embratur. O número apresenta uma alta de 74% em relação a todo o ano de 2022. Já em relação aos gastos dos viajantes internacionais, cerca de R$ 28 bilhões foram injetados, no mesmo período, na economia brasileira.
Sobre o Airbnb
O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com mais de 4 milhões de anfitriões que já receberam 1,5 bilhão de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas que possibilitam que os hóspedes se conectem com as comunidades de uma maneira mais autêntica.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)