Chile inicia implementação da metodologia Escolas Sustentáveis
O Chile juntou-se, nesta semana, a um grupo de 14 países da América Latina e do Caribe para a implementação da metodologia Escolas Sustentáveis, criada em 2012 pela Cooperação Internacional Brasil-FAO. Entre as instituições brasileiras participantes da iniciativa está o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O lançamento da proposta chilena foi anunciado durante a cerimônia de abertura do ano letivo no Liceu Bicentenário Insular de Achao, na ilha de Quinchao, em Chiloé.
O trabalho teve início nas comunas de Curaco de Vélez e Achao, após um diagnóstico realizado sobre o estado nutricional nestas localidades durante o ano de 2023. O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos (INTA) da Universidade do Chile, por intermédio do programa Envelhecimento Ativo, em colaboração com a Junta Nacional de Auxílio Escolar e Bolsas (Junaeb), o Ministério da Saúde, o Ministério do Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Quinchao e o Liceu Bicentenário Insular de Achao. Além disso, conta com o apoio da Representação da FAO no Chile e da Cooperação Internacional Brasil-FAO.
O diretor do INTA, Francisco Pérez, destacou a importância de gerar métricas e dados a partir desta experiência, ressaltando a relevância do acordo e das ações conjuntas que serão realizadas na ilha. “Este projeto tem como objetivo gerar informação, impacto e mudança social. É uma sinergia extremamente importante”, afirmou.
A metodologia Escolas Sustentáveis foi concebida com base na premissa de que as escolas são espaços privilegiados de convergência comunitária e que o desenvolvimento social e econômico de uma cidade está associado à inclusão educacional. Esse processo busca gerar experiências práticas e evidenciar os desafios e potencialidades de cada país, visando promover a expansão dessas experiências para a política de alimentação escolar.
A iniciativa faz parte do compromisso do Chile após sua adesão à Rede de Alimentação Escolar Sustentável (Raes), em maio de 2023. A Raes é uma estratégia de cooperação internacional, executada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Visa fornecer assistência técnica aos países na implementação e reformulação de seus programas de alimentação escolar, com base no princípio do direito humano à alimentação adequada.
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)