China revela conceito de veículo hipersônico que pode lançar vários tipos de submunições

Por Redação Gazeta Gaúcha/ Porto Alegre/

Foto: Site/ Sputnik

Pequim revelou o conceito do veículo hipersônico de deslizamento GDF-600 no Airshow China 2024, evento que está sendo realizado na cidade de Zhuhai, mostrando seus avanços tecnológicos em capacidades de voo hipersônicas.
A arma recém-apresentada, concebida pela Academia de Pesquisa Aerodinâmica de Guangdong (GARA, na sigla em inglês) poderia redefinir a guerra com suas capacidades de ataque rápido, multialvo e ataque eletrônico, representando um sério desafio para as forças de Taiwan e dos EUA no Pacífico.

De acordo com as informações exibidas no estande, o GDF-600 tem um peso total de 5.000 quilogramas, incluindo a carga útil de submunições com uma massa de até 1,2 tonelada. A empresa desenvolvedora detalha que o veículo hipersônico é capaz de atingir velocidades de Mach 7, ou seja, cerca de 8.500 km/h, o alcance máximo de voo é de 600 km. As submunições podem incluir mísseis supersônicos, drones e munições vagantes, escreve The War Zone.

O veículo hipersônico GDF-600 da GARA possui submunições cluster, com uma massa de lançamento de 5.000 kg e uma capacidade de carga útil de 1.200 kg. Ele atinge velocidades de até Mach 7, com um alcance entre 200 e 600 km e uma altitude máxima de trajetória de até 40 km.

O portal destaca que a capacidade do GDF-600 de lançar essas cargas úteis durante o voo aumenta sua versatilidade operacional, permitindo que realize ataques cinéticos, guerra eletrônica e reconhecimento em vários alvos.

No entanto, The War Zone aponta que os desafios tecnológicos de implantar cargas úteis em velocidades hipersônicas permanecem significativos.
Por fim, ressalta-se que o GDF-600, se for realizado, poderia reforçar significativamente o arsenal hipersônico da China, particularmente em contextos regionais como o estreito de Taiwan ou o mar do Sul da China. Fonte/ Site/ Sputnik