Coreia do Norte dispara novo míssil balístico, dizem militares sul-coreanos

Redação: Gazeta Gaúcha / Gz1.com.br

A Coreia do Norte disparou um novo míssil balístico em direção ao leste na noite deste domingo (30) — manhã de segunda-feira (1º) no horário local —, conforme anunciou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Segundo informações da agência Yonhap, os militares sul-coreanos disseram ter detectado o lançamento, mas não deram mais detalhes, afirmando que uma análise está em andamento.
Este novo lançamento ocorre poucos dias após o lançamento de um míssil balístico pelo Norte em direção ao mar do Japão (também conhecido como mar do Leste), na quarta-feira (26). Pyongyang afirmou ter conduzido com sucesso um teste de míssil com ogivas múltiplas, mas Seul rejeitou a alegação, dizendo que o lançamento terminou em fracasso, com o míssil explodindo no ar.

Teste do míssil balístico de curto alcance KN-25 do Exército Popular da Coreia no Norte, com alcance de 380 km (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2024

Panorama internacional

Coreia do Norte testa míssil com unidades individuais de orientação, informa KCNA

No último sábado (30), a Coreia do Sul concluiu um exercício militar trilateral de três dias ao lado de forças dos Estados Unidos e do Japão. O Freedom Edge (Borda da Liberdade, em tradução livre), que teve como objetivo dissuadir a Coreia do Norte, envolveu diferentes setores, como o marítimo, aéreo, subaquático e cibernético.
Pyongyang, que vê em tais manobras uma clara tentativa dos EUA de desestabilizar a região, criticou duramente esses exercícios, afirmando que a aliança entre Seul, Tóquio e Washington assumiu a forma de uma “versão asiática da OTAN”.
Fonte: Site Sputnik / Fotos Sputnik