Democratas ‘entraram em pânico’ após verem Biden no debate presidencial, diz líder da Câmara dos EUA
Redação: Gazeta Gaúcha / GZ1.com.br
Os membros do Partido Democrata entraram em pânico após verem o desempenho do presidente dos EUA, Joe Biden, no primeiro debate para as eleições de novembro contra o candidato do Partido Republicano, o ex-presidente Donald Trump (2017–2021), na noite da última quinta-feira (27), afirmou o líder da Câmara de Representantes dos EUA, Mike Johnson.
“Os democratas entraram em pânico, e por boas razões. Eles agora são obrigados a admitir publicamente o que nós já sabíamos: que Joe Biden não pode ser presidente por outro mandato”, declarou o legislador, do Partido Republicano, em sua conta na rede social X (antigo Twitter).
Já o ex-presidente da Convenção Nacional Republicana dos Estados Unidos, Jim Gilmore, apontou que Joe Biden tem poucas chances de ser reeleito em novembro.
“Os democratas têm um problema, o seu candidato provavelmente não poderá vencer”, destacou.
No entanto, ele acrescentou que é difícil impedir que um presidente em exercício se candidate à reeleição.
Mitch Landrieu, copresidente da campanha nacional de Biden, por sua vez, informou à rede de televisão CNN, que organizou o debate, que “não é provável” que Biden seja substituído. Ele acrescentou que ainda faltam vários meses de campanha e acredita que Biden será o candidato democrata, assim como Trump será o republicano.
O próprio presidente dos EUA afirmou que espera ser reeleito, confirmando que continuará sua campanha.
Biden também comentou sua participação no debate.
“Vou dizer uma obviedade, mas vocês sabem que não sou uma pessoa jovem. Não ando tão bem como costumava, não falo com a mesma fluidez de antes e não debato tão bem como antes. Mas tenho clareza sobre o que sei: sei como dizer a verdade.”
Cerca de 77% dos eleitores consultados que assistiram ao debate disseram que Trump teve um desempenho melhor, enquanto apenas 33% dos entrevistados afirmaram que Biden ganhou a disputa, de acordo com uma pesquisa da CNN.
EUA e o debate presidencial
Realizado pela rede CNN, o debate ocorreu na cidade de Atlanta e teve duração de 90 minutos, em um estúdio sem plateia. Apenas o microfone de quem falava ficou aberto.
A idade de Biden, 81 anos, que o torna o homem mais velho a servir como presidente dos Estados Unidos, foi explorada pelo adversário, de 78 anos, bem como a saúde mental e física do atual mandatário.
Trump e Biden voltarão a debater em 10 de setembro, em um evento moderado pela ABC News. Apesar das críticas, o presidente afirmou que “fez as coisas bem” no debate.
Fonte: Site Sputnik / Foto Sputnik