Divulgados os resultados preliminares do concurso da Rede Ebserh
Foram divulgados, nesta quarta-feira (31/01), os resultados preliminares do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As provas foram aplicadas em todas as capitais do país e nas cidades onde a Ebserh possui filiais. No certame, foram ofertadas 695 vagas, sendo 554 para área médica, 106 para a área assistencial e 35 para área administrativa.
Além das vagas ofertadas, o processo seletivo também objetiva formar um amplo cadastro reserva para diversos cargos e especialidades, como observado nos editais do concurso 01/2023.
Nesta edição, foram 477.289 mil inscrições homologadas. Os cargos mais procurados por área foram: assistente administrativo, com 35.570 inscritos, na administrativa; técnico em enfermagem, com 121.749 inscritos, na assistencial e, na área médica, médico – clínica médica, com 2.714 inscrições homologadas.
Dentro do número total, 6.294 candidatos disputaram vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) e 77.883 a pessoas negras ou pardas (PNP). Por meio de uma articulação com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a empresa optou pela reserva de 10% das vagas ofertadas a candidatos PCD, equivalente a 70 vagas, acima dos 5% previstos na legislação. Ou seja, a Ebserh ofertará o dobro de vagas estabelecidas por lei. Além disso, realizou a reserva de 20% das vagas para candidatos PNP, totalizando 139 vagas.
A consulta para o resultado preliminar do concurso está disponível no site da banca organizadora.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Edição: Ailane Silva