Em Brasília, Pepe acerta possibilidade de utilização de software livre para o Fórum Democrático

Por Redação Gazeta Gaúcha/

Portal/ GZ1.com.br/ Porto Alegre RS/

Foto: Divulgação

Vicente Romano* – MTE 4.932

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), ajustou a possibilidade de um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República para a utilização do software livre Decidim no processo de participação popular do Fórum de Democrático da Assembleia Legislativa.

O acordo aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), em Brasília, em reunião do chefe do poder legislativo gaúcho com o secretário Nacional de Participação Social, Renato Simões.

Decidim é uma plataforma digital de participação cidadã, uma tecnologia livre, aberta e segura contendo todas as garantias democráticas. Sua meta é ajudar cidadãos, organizações e instituições públicas a se auto-organizarem democraticamente em todas as escalas, através da implementação de um sistema democrático flexível.

O governo federal tem utilizado esse software, desenvolvido pela prefeitura de Barcelona (ES), transformado em código aberto. Além da disponibilização da ferramenta, o acordo abrange ainda a cooperação técnica.

Para o presidente Pepe, o uso desse software vai permitir agilidade e eficiência na participação da comunidade nas discussões do Fórum. O tema central da gestão de Pepe Vargas é o desenvolvimento sustentável.

* Com informações de Silvana Gonçalves/Presidência ALRS