Especialista: visita de Putin à Coreia do Norte leva mensagens importantes a EUA e Europa

O pesquisador de assuntos asiáticos dr. Shaher al-Shaher afirma que a visita do presidente russo Vladimir Putin à República Popular Democrática da Coreia (RPDC) neste momento traz mensagens importantes para o mundo, como para os Estados Unidos e para a Coreia do Sul.
Ele destacou em uma entrevista à Sputnik que “as relações entre a Rússia e a Coreia estão se expandindo significativamente, uma vez que o presidente russo quer reavivar o acordo de amizade anteriormente assinado entre a União Soviética e a Coreia do Norte em 1961.
Al-Shaher sublinhou também que “o realismo político indica a vitória de Moscou neste confronto, e uma solução global deve ser encontrada através do reconhecimento dessa derrota de Washington”.
Segundo o pesquisador de assuntos asiáticos, “o mundo hoje testemunha novos alinhamentos, à medida que os Estados Unidos e a OTAN formam uma equipe para enfrentar a Rússia e os seus aliados, que clamam por uma nova ordem mundial multipolar”.
Irmã do líder norte-coreano Kim Yo-jong com ramo de flores durante cerimônia no Palácio Presidencial (foto do arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024

Panorama internacional

Mídia: convite de irmã de Kim Jong-un a premiê japonês visa abalar relações Japão-EUA-Coreia do Sul

Nesse contexto, ele explicou que as posições europeias contraditórias sobre travar uma nova guerra mundial são um indicativo de que hoje caminha-se para a desintegração da União Europeia, mas lentamente.
Em sua fala, Al-Shaher também abordou a utilização de fundos russos congelados para apoiar a Ucrânia, dizendo que “esse erro histórico vai ter reflexos nos Estados Unidos, especialmente porque causará a perda […] da confiança dos investidores em Washington, especialmente uma vez que a Rússia é capaz de responder na mesma moeda através dos fundos europeus que possui.
Portanto, afirmou, os Estados Unidos, que moldaram o sistema internacional, estão hoje tentando restringi-lo.
Fonte: Site Sputnik  Foto: Site Sputnik