FNDE recebe Escola Superior de Defesa para avaliar projeto de parceria
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, recebeu na sede da autarquia, o comandante e reitor da Escola Superior de Defesa (ESD), major-brigadeiro do ar Codinhoto. No encontro, foram discutidas intenções de parceria entre as instituições.
Criada por meio do Decreto Presidencial n° 10.806, de 23 de setembro de 2021, a ESD é ligada ao Ministério da Defesa e realiza estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio em temas de interesse da Defesa Nacional, com foco prioritário nos servidores civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de instituições de interesse da Defesa, atendendo, também, aos militares das Forças Armadas e Auxiliares. Sediada no Distrito Federal, a instituição tem o papel de aproximar os órgãos que integram o centro político-administrativo do país aos assuntos de defesa, contribuindo para o fortalecimento dessa mentalidade na sociedade brasileira.
A ideia é firmar e desenvolver uma parceria que poderá ofertar formação e capacitação para os gestores do FNDE com foco na liderança estratégica, tendo em vista o papel essencial que o líder tem no desempenho das equipes e, consequentemente, no cumprimento da missão da autarquia.
No encontro, a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destacou o papel do Fundo no desenvolvimento da educação brasileira. “Temos ações e programas com impacto direto na vida dos estudantes do Brasil. Alimentação escolar, livro e material didático, construção de escolas, entre tantos outros programas essenciais e que exigem da nossa equipe um nível altíssimo de engajamento e liderança. Esses gestores têm o potencial de ampliar, melhorar e aprimorar a forma como prestamos assistência técnica e financeira aos entes, o que tem, com certeza, um grande impacto para a educação como um todo.”
Também estiveram presentes na reunião o embaixador George Torquato Firmeza, o coronel Carlos Eduardo, responsável pelo Profesp na ESD, a diretora de Administração do FNDE, Leilane Barradas, e o procurador-chefe junto ao FNDE, Carlos Nitão.
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)