FNDE repassa R$ 20 milhões para construção de escolas em município do RS
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), anunciou nesta terça-feira (9) a construção de quatro novas escolas de educação infantil e fundamental no município de Estrela, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. O comunicado foi feito pelo ministro Camilo Santana (MEC), junto com a presidente substituta do FNDE, Juliana Isabelli Coelho, e o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), no Palácio do Planalto, e contou com a presença do prefeito de Estrela, Elmar Schneider.
O recurso de R$ 20 milhões, que será repassado pela autarquia, é para atender a um pedido do município, após as enchentes no Vale do Taquari, e corresponde a 914 vagas para educação infantil e fundamental. Serão construídas três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF).
Essa é mais uma ação do governo federal para amenizar os efeitos que as fortes chuvas causaram na região: ao menos sete escolas da rede municipal sofreram danos estruturais, além da perda de móveis, computadores e materiais pedagógicos. Outras unidades tiveram que fechar as portas e transferir as aulas, no início do período letivo, para outros lugares até que o problema seja resolvido.
Outros municípios gaúchos contemplados com recursos para a construção de escolas são Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Encantado e Lajeado.
Nas próximas semanas devem ser anunciados novos repasses para construção de escolas nos municípios de Colinas, Cruzeiro do Sul, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza.
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) / Foto: Divulgação / FNDE