Força Nacional terá mais 80 integrantes no Rio Grande do Sul
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou, nesta sexta-feira, 10 de maio, o envio de mais 80 agentes da Força Nacional para ações no Rio Grande do Sul. Com isso, o efetivo total da corporação no estado chega a 300 homens, com atuação não só no resgate das vítimas das enchentes, mas, também, na segurança da população.
Com a chegada do novo grupo, o efetivo de forças federais no estado passa de 1 mil. Somam-se à Força Nacional 370 agentes da Polícia Federal (PF); 354 da Polícia Rodoviária Federal (PRF); e 17 da Força Penal Federal (FPF).
A decisão de Lewandowski pelo reforço da tropa da Força Nacional integra o conjunto de medidas do Governo Federal para garantir a segurança da população do Rio Grande do Sul.
RESGATE — Os agentes federais atuam nas áreas atingidas pelas enchentes com o suporte de cinco helicópteros, 21 embarcações de resgate e 18 botes de resgate. Também estão sendo utilizados na força-tarefa federal 11 jetskis e mais de 200 viaturas (entre viaturas comuns, viaturas-reboque, caminhonetes especiais, caminhões e ônibus).
As polícias federais resgataram, até o momento, 1.800 pessoas e 74 animais e transportaram mais de 3 mil quilos de mantimentos.
Por: Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR)