Governo inaugura nova sede do Centro de Referência da Mulher em Porto Alegre

O governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (8/3), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a nova sede do Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM VAM), em Porto Alegre. O espaço vai qualificar o atendimento às mulheres vítimas de violência no Estado. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite.

Durante o evento, também foi apresentada a nova identidade visual do Ônibus Lilás, veículo utilizado para atendimento itinerante às vítimas.

Leite ressaltou a importância dos direitos das mulheres, da igualdade de gênero e do combate à violência, além de destacar ações dirigidas às mulheres – como políticas de crédito especiais para mulheres empreendedoras, o Selo EmFrente, Mulher e o monitoramento eletrônico.

“Temos que ter todas as estruturas e políticas possíveis para que as mulheres se sintam acolhidas e protegidas. Elas não estão sozinhas. Há uma rede mobilizada para ajudá-las. É isso que desejamos construir coletivamente”, afirmou o governador.

Inauguração CRM VAM 2
Leite ressaltou a importância dos direitos das mulheres, da igualdade de gênero e do combate à violência – Foto: Maurício Tonetto/Secom

As novas instalações do CRM VAM funcionarão na Rua Miguel Tostes, 823, na capital. O local passou por reforma, propiciando uma estrutura adequada e acessível. Desse modo, o centro oferecerá todas as condições para que o atendimento seja realizado de forma efetiva.

“Infelizmente, a violência contra a mulher é um crime silencioso. Então, precisamos de espaços de acolhimento como este. Queremos estender isso e que mais municípios abram CRMs para que as mulheres tenham onde buscar auxílio”, reforçou o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin.

Desde a pandemia de coronavírus, em 2021, a sede do CRM VAM foi transferida para o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Em seguida, verificou-se a necessidade de a unidade funcionar em local próprio, a fim de proporcionar maior efetividade aos atendimentos.

Vinculado ao Departamento de Políticas para a Mulher, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o CRM VAM realiza diversos tipos de atendimento voltados às mulheres em situação de violência, oferecendo orientação, esclarecimento, apoio, acolhimento e abrigo.

“Refletindo sobre a data de hoje, lembrei de todas as entregas do governo. Fiquei pensando na Rede Estadual da Saúde da Mulher sendo fortalecida, nas 21 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, nas 81 Salas das Margaridas, nos programas Mulher Empreendedora e Mãe Gaúcha e na inauguração deste Centro de Referência. É por isto que lutamos e é somente isto que queremos: respeito”, disse a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

Uma das atribuições do CRM VAM é o atendimento das ligações do telefone nominado Escuta Lilás (0800 541 0803). O centro recebe as demandas diretamente ou direciona as vítimas para o atendimento em algum CRM municipal, visando facilitar o acesso à política pública. Além disso, assessora todas as instituições e equipamentos que compõem a Rede de Proteção e Atendimento à Mulher Vítima de Violência e auxilia no intercâmbio de vagas para abrigamento das vítimas e seus filhos menores dependentes.

A equipe é composta por psicólogas, assistentes sociais, analista jurídica e segurança preparadas para esse tipo de atendimento.

Inauguração CRM VAM 4
Espaço também conta com brinquedoteca, para acolher as crianças durante o atendimento das mães – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Dividido em dois andares, o espaço foi pensado para proporcionar acolhimento às mulheres em vulnerabilidade. A estrutura conta com salas de atendimento, de espera e de teleconferência – para contatos com os municípios e treinamentos e atendimentos a distância –, além de brinquedoteca, para acolher as crianças durante o atendimento das mães.

O prédio conta com acessibilidade e entradas reservadas para atendimento de demandas complexas. Há uma sala especial para atendimento a pessoas com deficiência e banheiro adaptado para PCD.  O centro dispõe, também, de uma sala de monitoramento, onde é realizado o acompanhamento de dados e estatísticas e o mapeamento da Rede de Proteção e do perfil das vítimas, viabilizando o preparo de relatórios para observação e análise.

O CRM VAM segue as Diretrizes da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. O centro foi criado em 2002, atendendo a mulheres de todo o Estado. Hoje, o Rio Grande do Sul conta com 73 CRMs instalados em seus municípios.

Também participaram da solenidade as secretárias de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann; da Educação, Raquel Teixeira; e de Obras Públicas, Izabel Matte; além de representantes de outros Poderes.

Inauguração CRM VAM 3
Secretárias de diversas pastas do Estado também estiveram presentes na cerimônia de inauguração – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Ônibus Lilás

Para se ajustar aos novos padrões do CRM VAM, o Ônibus Lilás recebeu nova identidade visual e passou por consertos mecânicos. O veículo é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora da capital, disponibilizando os serviços em outros locais do Estado.

O ônibus é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.

Ônibus Lilás
Ônibus Lilás é veículo utilizado para atendimento itinerante às vítimas – Foto: Maurício Tonetto/Secom

O serviço pode ser solicitado por qualquer um dos 497 municípios gaúchos e é utilizado para que exista uma integração efetiva dos serviços que oferecem um atendimento humanizado às mulheres.

Contatos do CRM VAM

  • Endereço: Rua Miguel Tostes, 823, Rio Branco, Porto Alegre
  • Telefone: (51) 3288-9399
  • Escuta Lilás: 0800 541 0803
  • E-mail: crm@justica.rs.gov.br
  • Horário de atendimento: 8h30 às 18h, de segunda a sexta-feira

Texto: Ascom SJCDH e Juliana Dias/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom/ Fotos: Maurício Tonetto/  Secom