Governo realiza primeira reunião de trabalho para projetar concessão do transporte metropolitano

As premissas do projeto para a concessão do transporte das linhas de ônibus da Região Metropolitana foram foco de encontro realizado nesta terça-feira (12/12). A primeira reunião de trabalho, conhecida como o kick-off, contou com a coordenação do vice-governador, Gabriel Souza, e das equipes da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e da Metroplan.

A etapa de estruturação do projeto, a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), prevê a realização de um redesenho da rede metropolitana, considerando a possibilidade de proposição de novos arranjos para as linhas existentes e em operação.

“Nosso principal objetivo é garantir um serviço mais eficiente e confortável para a população, com uma frota mais moderna e verde, do ponto de vista da sustentabilidade, que cause menos impacto no meio ambiente, além de bilhete único e eletrônico”, explicou o vice-governador. Segundo ele, a contratação da FGV vai agilizar o processo de melhoria no transporte urbano da região.

O estudo, com duração prevista de 18 meses, buscará a integração com o transporte metroferroviário e com o transporte urbano dos municípios que compõem a Região Metropolitana. A partir do projeto, será feita a análise da situação atual do sistema de transporte e indicadas melhorias com o objetivo de aprimorar o traçado das linhas, a qualidade e a organização dos serviços.

O titular da Separ, Pedro Capeluppi, falou sobre o desafio de projetar uma concessão em um contexto de perda de passageiros no transporte coletivo. “É uma janela de oportunidade fazer uma licitação nesse setor tão importante e qualificar a prestação de serviço. Estamos prontos para elaborar o melhor projeto possível para os usuários do transporte metropolitano. Essas primeiras reuniões de trabalho servem para desenharmos um cronograma e traçarmos os próximos passos”, detalhou.

Atualmente, as empresas responsáveis por essas linhas de ônibus operam com contratos considerados precários. A futura concessão, mediante licitação, abrangerá 34 municípios. A publicação do edital para definir quais empresas ou consórcios atuarão nas linhas está previsto para ocorrer em 2024.

“Hoje, iniciamos o projeto de atualização do desenho do transporte metropolitano do Rio Grande do Sul. Também vamos fazer a revisão do plano de transporte, fazendo a integração entre todos os modais, sempre pensando na modicidade tarifária. Com a concessão, teremos um sistema melhor, mais seguro e mais regulado”, ressaltou o titular da Sedur, Rafael Mallmann

Os municípios abrangidos pelo projeto são: Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Porto Alegre, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Triunfo e Viamão.

Texto: Lucas Barroso e Raquel Schneider/Ascom Separ
Edição: Secom