Ibama participa de discussão sobre o enfrentamento aos incêndios florestais no Chile
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visitou, no mês de dezembro, a Corporação Florestal Nacional (Conaf) no Chile, com o intuito de trocar informações sobre a prevenção e o combate de incêndios florestais, assim como acerca do monitoramento ambiental e os sistemas de cadastro dos brigadistas. O encontro ocorreu na sede do órgão chileno, em Santiago, inspirando futuros trabalhos conjuntos entre os países da América Latina,
Dentre os tópicos discutidos na visita, destacam-se os períodos críticos de incêndios florestais. O método de previsão para os acontecimentos foi apresentado aos representantes do Brasil, que puderam comparar as principais diferenças entre os sistemas de monitoramento existentes. Os profissionais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) afirmam retornar ao Brasil engajados nos benefícios de monitoramento ininterrupto de focos de calor do Chile.
O planejamento para apoio internacional no combate aos incêndios florestais também foi discutido no intercâmbio de informações realizado. Apesar de nenhuma parceria oficial ter sido formada, pode-se afirmar que algumas ações em Manejo Integrado do Fogo (MIF) são realizadas em conjunto através de outros grupos de trabalho que envolvem os dois países.
Por fim, a visita evidenciou que o Ibama e a Conaf podem cooperar para avanços conjuntos nas ações de combate aos incêndios e aos desastres ambientais, destacando o monitoramento de focos de calor e assuntos que englobam as logísticas operacionais.
Por: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)