Investimentos e conquistas da saúde são tema de novo vídeo de campanha do governo
Recorde no Mais Médicos, ampliação do Brasil Sorridente, crescimento da lista de gratuidades no Farmácia Popular, retorno do Zé Gotinha e melhoria nos índices de vacinação da população. As conquistas no terreno da saúde estão no centro de mais um vídeo da campanha do Governo Federal que vai ao ar nesta terça-feira (02/01).
No formato de “Reacts” que se popularizou na internet, uma jovem narradora faz comentários a partir de cenas que assiste na tela dividida da transmissão. “Um doutor cuidando de uma criança. Vixe maria, meu Deus do céu, não dá vontade de botar no colo e apertar, gente? É que o Mais Médicos voltou com tudo”, relata, para reforçar que a meta é atender 96 milhões de brasileiros.
“Ih, olha lá! Esse aí não dá nem para disfarçar que passou pelo Brasil Sorridente: maior sorrisão grandão de orelha a orelha”, brinca, em relação ao programa que tem previsão de R$ 3,8 bilhões em investimentos e estimativa de 8 mil equipes ativas em 2024, para garantir atendimento a 22,8 milhões de pessoas.
São dezenas de pequenos cortes que se entrelaçam e conduzem o vídeo, numa perspectiva voltada para o público adolescente e jovem que consome redes sociais. O texto também retrata, por exemplo, a política de redução de filas de cirurgia no Sistema Único de Saúde e a ampliação da lista de remédios gratuitos no Farmácia Popular.
Seis meses após a retomada, o Farmácia Popular já apresenta o melhor resultado dos últimos quatro anos: 22,5 milhões de brasileiros tiveram acesso a medicamentos gratuitos ou com preço subsidiado. O programa está em 4.515 municípios, 81% das cidades brasileiras, e conta com quase 31 mil estabelecimentos credenciados. A grande inovação em 2023 foi a gratuidade completa dos 40 medicamentos para 11 doenças concedida aos beneficiários do Bolsa Família.
VACINAÇÃO – O retorno do Zé Gotinha e da ênfase nas campanhas de multivacinação também são destaque no vídeo. Nesse tema, oito vacinas do calendário infantil apresentaram aumento nas coberturas de janeiro a outubro de 2023, quando comparado com todo o ano de 2022. Para as crianças com um ano de idade, os imunizantes contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola) registraram crescimento. Também houve aumento na cobertura da vacina contra febre amarela. A alta foi registrada em todo o país.
Com a criação do Movimento Nacional pela Vacinação, a adoção do microplanejamento e o repasse de mais de R$ 151 milhões para ações regionais nos estados e municípios, os indicadores começaram a mudar. Até outubro, todos os estados e o DF realizaram o Dia D de Multivacinação, com campanhas locais e nacionais, e a estratégia resultou na melhora dos índices vacinais em todas as Unidades da Federação.
CONSOLIDAÇÃO – Ao todo, a nova fase da campanha tem 11 vídeos com quatro protagonistas diferentes. O objetivo é ilustrar a retomada e a consolidação dos 75 programas lançados ou recriados pelo Governo Federal ao longo de 2023. Além da saúde, o mosaico de temas envolve do Bolsa Família à Educação em Tempo Integral, do Novo PAC à política de valorização do salário mínimo, dos investimentos em cultura à preservação do meio ambiente, da igualdade racial à segurança. A intenção é traduzir conceitos, investimentos e perspectivas.
CAMPANHA — A primeira fase da campanha “O Brasil é um só povo” foi lançada em rede nacional no dia 10 de dezembro, com a intenção de mobilizar os brasileiros para a consolidação da reconstrução do país.
Um dos filmes tem o formato de clipe e foi gravado por artistas de variados estilos musicais. Do ritmo soul de Sandra de Sá aos cantos Gospel do pastor Kleber Lucas, o clipe traz ainda a batida funk da cantora Lellê, a toada de Jorge Vercillo e o axé de Manno Góes. A trilha musical entoa mensagens como “um Brasil e um só povo” e “somos filhos de uma mãe gentil, de um Brasil que luta e não se curva”.
Outro vídeo retrata uma festa de Natal e destaca o Movimento Nacional pela Vacinação, reforçando mensagens de combate ao negacionismo e à desinformação, além de incentivar a retomada de relações familiares. As peças valorizam conceitos como família e cidadania e sentimentos como solidariedade e amizade.
A campanha inclui ainda comerciais que colocam os brasileiros como protagonistas de histórias cotidianas sobre reconciliações e trazem exemplos de pessoas beneficiadas por programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, Novo PAC, Bolsa Família, ProUni, Farmácia Popular e Plano Safra.
Por: Secretaria de Comunicação Social (Secom) / Foto: Secom /PR