Lidera RS: a nova liderança na Administração Pública

POR DANIELLE CALAZANS

O serviço público deve ser eficiente, mas também precisa ser atrativo. Com o propósito de ter servidores públicos motivados, valorizados e com lideranças preparadas para enfrentar os desafios que estão no caminho do desenvolvimento do Rio Grande do Sul, o governo do Estado criou o Lidera RS. Trata-se de um programa inovador de formação executiva, direcionado a servidores públicos com aptidão para a gestão e potencial de liderança.

O Estado conta com um grande contingente de servidores, muitos deles com vocação e talento para liderar. É dever do governo incentivar esse potencial, percebendo a possibilidade de ocuparem posições com base em sua capacidade, mérito e esforço, e oferecendo mentoria e apoio para que possam se desenvolver e se tornarem líderes mais eficazes ou alcançar posições de liderança no serviço público.

Assim como na administração privada, no setor público a capacidade de desenvolver líderes é fundamental para o processo de sucessão, já que ninguém é insubstituível. E o governo deve abrir caminhos para aprimorar a administração pública por meio da formação de profissionais, especialmente entre os próprios servidores. Portanto, este programa visa reconhecer pessoas com habilidade e competência para liderar, capacitando-os para integrar um banco de talentos que pode ser aproveitado em funções tanto no presente quanto no futuro.

O Lidera RS é um programa robusto estruturado em fases, iniciando pelo processo seletivo, seguido pela formação executiva, mentoria individual e coletiva, avaliação de resultados e monitoramento da ascensão dos egressos.

A capacitação tem duração de oito meses, com um atendimento praticamente personalizado para cada um dos servidores selecionados. Eles serão acompanhados de perto por mentores, e o próprio servidor poderá indicar a liderança que o inspira para auxiliá-lo nesse processo ao longo de sua carreira profissional.

Serão disponibilizadas anualmente 50 vagas para todos os servidores de carreira que já tenham concluído o estágio probatório e estejam a mais de cinco anos de adquirir as condições para a aposentadoria. Todas as informações estão disponíveis no site da Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Secretária de Planejamento, Governança e Gestão