Lula e Nísia Trindade abordam politicas de saúde no Conversa com o Presidente
O ano de 2023 foi de reestruturação em todo o Governo Federal. A afirmação é da ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao fazer um balanço da gestão à frente da pasta durante o Conversa com o Presidente desta terça-feira (12/12), live semanal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que é transmitida pelo Canal Gov. “Retornamos com o Mais Médicos, um programa tão importante na atenção básica, na atenção primária à saúde. Chegaremos ao final deste ano com 28 mil médicos em todas as áreas do Brasil, com prioridades para regiões onde há falta de médicos”, destacou a ministra.
Entre as medidas adotadas pelo novo governo está, também, a volta do programa Farmácia Popular, a reestruturação do esquema de vacinação e do atendimento à saúde mental e centros psicossociais em todo o país, a recomposição de quadros técnicos que foram desestruturados na gestão passada, entre outros.
“A saúde é sempre uma das coisas que mais mexe com os interesses do povo brasileiro, sobretudo as pessoas mais humildes, que têm mais dificuldades de ter acesso aos hospitais, aos especialistas. E nós temos o SUS funcionando e dando uma extraordinária assistência às pessoas mais humildes deste país”, lembrou o presidente Lula.
No caso da vacinação, a cobertura caiu drasticamente nos últimos anos em função de informações falsas sobre a eficácia de imunizantes, incentivadas pelo governo anterior. “As vacinas básicas para a infância, vacina de pólio, de sarampo, essas doenças que voltaram a nos ameaçar, não havia estoques, nós tivemos que organizar tudo aquilo que a população precisa para um sistema funcionar”, destacou. Segundo a ministra, a cobertura vacinal está voltando a crescer. “Temos tido um aumento consolidado em algumas vacinações, é o caso de HPV para adolescentes, que estava muito baixa no governo passado, tivemos um aumento de 60% na cobertura neste ano. É uma vacina muito importante para a prevenção do câncer de colo de útero”, frisou a ministra.
O presidente Lula defendeu a criminalização de quem compartilha informações falsas. “É necessário criminalizar a pessoa que está contando mentiras sobre uma questão tão importante que é a gente vacinar o povo brasileiro, sobretudo as crianças”.
Com o Farmácia Popular reestruturada, o governo aumentou a oferta de medicamentos gratuitos para a população. “São 11 remédios no Farmácia Popular que são distribuídos. Agora, nesta edição, todos os beneficiários do Bolsa Família recebem todos os medicamentos inteiramente gratuitos. Nós estamos com 180 novos municípios, principalmente nas regiões Norte e Nordeste”, pontuou Nísia Trindade. Para aumentar a saúde da mulher, o Ministério da Saúde incluiu medicamentos no Farmácia Popular para osteoporose e anticoncepcional.
“Em 2023, nós já distribuímos 239 ambulâncias, com o Novo PAC serão mais 850 ambulâncias, 10 centrais de regulação, com investimento de mais de R$ 400 milhões até o final de 2026”, anunciou o presidente Lula.
Assista o programa na íntegra:
Por: Agência Gov