MTur marca presença em Conferência Mundial sobre Resiliência Turística na Jamaica

A cidade de Montego Bay, na Jamaica, sedia, até este sábado (17.02), a 2ª Conferência Global de Resiliência do Turismo. Reunindo representantes de governos de diversos países, líderes empresariais e executivos internacionais, o evento internacional conta com a presença brasileira. A secretária executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes, participa das discussões sobre as diferentes formas de superar desafios mundiais do setor.

Organizado pelo Ministério do Turismo da Jamaica e o Centro Global de Resiliência e Gestão de Crises do Turismo (GTRCMC, na sigla em inglês), o encontro tem na programação temáticas como inovação digital; a infraestrutura de ramos como o transporte aéreo e de meios de hospedagem até o papel das mulheres no desenvolvimento de ações e estratégias de financiamento, entre outros.

A secretária Ana Carla Lopes ressalta que a Conferência reforça a cooperação dos países para garantir o desenvolvimento sustentável do turismo. “Este evento vai ao encontro de uma premissa da nossa gestão, que é o intenso diálogo com os diferentes atores do setor com vistas ao intercâmbio das melhores práticas capazes de fazer do turismo uma grande ferramenta de desenvolvimento econômico e de geração de emprego, renda e inclusão social”, pontua.

Participam da Conferência autoridades como o ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett; o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, e o diretor executivo do GTRCMC, Lloyd Waller, além de dirigentes do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

A agenda do encontro envolve, ainda, a celebração do Dia Mundial da Resiliência do Turismo, que é comemorado dia 17.02. Criado em 2019 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a data promove uma reflexão ao setor mundial com o objetivo de prepará-lo contra choques e emergências, como a pandemia de Covid-19. Também serão entregue os Prêmios Globais de Resiliência do Turismo, que reconhece esforços mundiais na área.

GTRCMC – Sediado na Jamaica e com escritórios na África, no Canadá e no Oriente, o GTRCMC, fundado em 2018, ajuda no gerenciamento e na superação de crises. O Centro presta serviços como formação, aconselhamento político, gestão de projetos, planejamento de eventos, levantamento e análise de dados. O foco do trabalho abrange resiliência climática, segurança e cibersegurança, transformação digital, resiliência empresarial e a pandemias.

AVANÇOS – O desempenho do turismo brasileiro em 2023 evidencia o poder de superação do setor após impactos da pandemia. O gasto de visitantes internacionais no país, por exemplo, atingiu um recorde histórico de R$ 34,5 bilhões, 1,5% acima do arrecadado em 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo. Ao longo de 2023, o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas estrangeiros, 62,7% a mais que em 2022, superando em 3% as estimativas da ONU Turismo.

 

Por: Ministério do Turismo