Observatório Nacional celebra 100 anos da visita de Einstein ao Brasil com evento especial

Por Redação Gazeta Gaúcha/

Portal/ GZ1.com.br/ Rio de Janeiro RJ/

Foto: Arquivo

 

No dia 9 de maio de 2025, o Observatório Nacional (ON), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizará um evento comemorativo pelos 100 anos da histórica visita de Albert Einstein ao Brasil. A celebração ocorrerá no auditório Yeda Ferraz, na sede do ON, no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é reforçar o papel do Observatório Nacional como um dos protagonistas da história da ciência no Brasil e revisitar esse marco histórico que c ontribuiu para consolidar os laços da ciência brasileira com o cenário internacional.

A programação tem início às 8h50 com as boas-vindas do diretor do Observatório Nacional, Dr. Jailson Alcaniz , e contará com conferências e mesas-redondas que relembrarão a importância da passagem de Einstein pelo país, em 1925 , destacando sua visita ao próprio ON e a instituições como o Museu Nacional, o Jardim Botânico e a Academia Brasileira de Ciências, além de abordar o legado científico e simbólico desse episódio.einstein.jpeg

A conferência de abertura será ministrada pelo biógrafo Ze’ev Rosenkrantz referência internacional nos estudos sobre Einstein, com o tema “ O físico viajante: as jornadas transoceânicas de Albert Einstein ”. A palestra explorará as motivações, reflexões e experiências do físico em suas viagens pelo mundo, incluindo a América do Sul.

Em seguida, a Mesa 1 – “ Uma viagem no tempo e no espaço ” reunirá o Dr. Alfredo Tolmasquim e Dr. Antônio Augusto Videira, sob moderação da Dra. Marta de Almeida, para contextualizar o cenário científico e institucional da época, com foco no papel do ON na recepção de Einstein.

Já a Mesa 2 – “ As ciências de uma época e o que elas nos dizem atualmente ”, contará com a presença do diretor do ON, Dr. Jailson Alcaniz e do Dr. Ildeu de Castro, debatendo os temas abordados por Einstein em suas conferências e suas ressonâncias na ciência contemporânea, com moderação da Dra. Heloisa Gesteira.

No período da tarde, a Mesa 3 – “ O centenário da passagem de Einstein pelo Brasil: significados, história e memória ” abordará os usos da memória científica e o papel de efemérides na construção de identidades institucionais. Participam os pesquisadores Dra. Alda Heizer (Jardim Botânico), Dra. Andrea Costa (Museu Nacional), MSc. Paulo Henrique Colonese (Museu da Vida/Fiocruz) e um representante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), sob moderação da Dra. Leticia Pumar Alves de Souza (PCI/MAST).

A programação se encerra com uma sessão de confraternização , que incluirá sessão de autógrafos com os autores Alfredo Tolmasquim , de “ Einstein: o viajante da relatividade na América do Sul ” (Ed. Vieira & Lent, 2003), e Ze’ev Rosenkrantz , de “ Os diários de viagem de Albert Einstein ” (Ed. Record, 2024). Livros estarão disponíveis para venda no local, com apoio da Livraria da Física e da Editora Record.

Programação completa – Centenário da visita de Albert Einstein ao Brasil

Data: 9 de maio de 2025
Local: Auditório Yeda Ferraz – Observatório Nacional

08h50 – Boas-vindas
Dr. Jailson Alcaniz – Diretor do Observatório Nacional

09h00 – 09h50 – Conferência de abertura
“O físico viajante: as jornadas transoceânicas de Albert Einstein”
Palestrante: Ze’ev Rosenkrantz (biógrafo de Einstein)

09h50 – 10h50 – Mesa 1: Uma viagem no tempo e no espaço
Objetivo: Contextualizar a viagem de Einstein e destacar o papel de instituições como o Observatório Nacional
Palestrantes:

  • Dr. Alfredo Tolmasquim (MAST/MCTI)

  • Dr. Antônio Augusto Videira
    Moderação: Dra. Marta de Almeida (MAST/MCTI)

11h20 – 12h20 – Mesa 2: As ciências de uma época e o que elas nos dizem atualmente
Objetivo: Destacar os temas abordados por Einstein em suas conferências e conectá-los com a ciência contemporânea
Palestrantes:

  • Dr. Jailson Alcaniz (ON/MCTI)

  • Dr. Ildeu de Castro (UFRJ)
    Moderação: Dra. Heloisa Gesteira (MAST/MCTI)

14h15 – 15h45 – Mesa 3: O centenário da passagem de Einstein pelo Brasil – significados, história e memória
Objetivo: Discutir a construção da memória científica em torno de efemérides e personagens históricos
Palestrantes:

  • Dra. Alda Heizer (Jardim Botânico)

  • Dra. Andrea Costa (Museu Nacional)

  • MSc. Paulo Henrique Colonese (Museu da Vida/Fiocruz)

  • Representante da Academia Brasileira de Ciências (a confirmar)
    Moderação: Dra. Leticia Pumar Alves de Souza (PCI/MAST)

15h45 – Sessão de encerramento e confraternização

  • Sessão de autógrafos com Alfredo Tolmasquim ( Einstein: o viajante da relatividade na América do Sul , Ed. Vieira & Lent, 2003)
    Sessão de autógrafos com Ze’ev Rosenkrantz ( Os diários de viagem de Albert Einstein , Ed. Record, 2024)

*Livros disponíveis para venda (Livraria da Física e Editora Record)