Orquestra Theatro São Pedro recebe a solista Maini Moreno

A próxima apresentação da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), fundação da Secretaria da Cultura (Sedac), será realizada na quinta-feira (13/7), às 20h. A convidada da noite será a solista Maini Moreno (harpa). Formada pelo Conservatório de Tatuí (SP), iniciou seus estudos aos sete anos, tendo como mentora a renomada harpista Liuba Klevtsova.

Com regência do maestro Evandro Matté, o concerto apresentará obras de Radamés Gnatalli e Edvard Grieg. Os ingressos estão disponíveis, mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h.

A OTSP, reconhecida como uma das principais orquestras do Estado do Rio Grande do Sul, vem desenvolvendo projetos sociais, como a Orquestra Jovem Theatro São Pedro e aulas gratuitas de instrumentos musicais para crianças e adolescentes.

A realização do espetáculo fica a cargo da Fundação Theatro São Pedro, que tem o apoio da Sedac, do Ministério da Cultura e do governo federal.

Orquestra Theatro São Pedro

A OTSP foi criada em 1985 e tem como compromisso honrar o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira.

Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a Orquestra apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação, que conta com solistas de renome nacional e internacional.

Maini Moreno

Maini Moreno harpa crédito William Sampaio

Graduou-se em música pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Atualmente, é estudante de mestrado em Música (Promus) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Passou pelas classes de professoras como Liuba Klevtsova, Soledad Yaya e Talita Martins. Participou de importantes festivais, como o Festival de Campos do Jordão, o Festival Internacional Sesc de Música, o Festival de Santa Catarina e o Festival Música nas Montanhas. Tocou na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), Orquestra do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Atualmente, toca na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses).

Evandro Matté

É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da Ospa e do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Como convidado, já esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Tcheca, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Serviço

O quê: Orquestra Theatro São Pedro com a solista Maini Moreno
Data: quinta-feira (13/7), às 20h
Local: Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico/POA-RS)
Ingressos: disponíveis mediante doação de 2kg de alimentos não perecíveis, a partir de segunda (10/7), na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h

Texto: Ascom Theatro São Pedro
Edição: Secom