Paulo Pimenta diz que governo vai acelerar debate sobre medidas para manter empregos no RS
Em visita, neste domingo (2/6), a municípios gaúchos no Vale do Taquari atingidos pelas enchentes, o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou que o Governo Federal vai acelerar o debate para elaborar medidas que garantam a manutenção dos empregos na região.
“Completamos agora 30 dias e muitas empresas não conseguiram trabalhar, não abriram durante todo o mês de maio. Empresas que ainda estão sem água, sem luz, sem nenhuma capacidade de trabalho e tem que pagar folha, tem as despesas mensais. E temos que construir uma alternativa para a manutenção da saúde financeira das empresas e, principalmente, a manutenção dos postos de trabalho”, disse Paulo Pimenta durante visita ao município de Muçum.
Pimenta explicou que as conversas sobre o tema já estão em andamento e serão aceleradas. “Vamos acelerar essa semana o debate sobre a manutenção dos postos de trabalho. Tenho conversado direto com o ministro Marinho [Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego], já fizemos várias reuniões, já fechamos alguns acordos com empresas e setores no sentido de encontrar mecanismos que garantam a manutenção dos empregos e, ao mesmo tempo, buscar apoios que a legislação permita para que as empresas recebam, por parte do Governo Federal, o apoio para não romper o vínculo, manter os trabalhadores”, disse.
Paulo Pimenta afirmou que nesta segunda-feira (3/6) fará inspeção no aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, junto com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Ministério dos Portos e Aeroportos. Também na segunda, será ampliada a oferta de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Visita aos municípios
O ministro Paulo Pimenta relatou que, por orientação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está visitando todos os municípios atingidos pelas enchentes para ouvir as demandas de cada cidade a avaliar a chegada do apoio necessário. Na agenda deste domingo estão as cidade Muçum, Arroio do Meio e Lajeado, no Vale do Taquari.
Por: Agência Gov / Foto: Joka Moura/ SERS