PIB de qualidade: Esther Dweck ressalta peso do investimento em capital fixo

Por Redação Gazeta Gaúcha/ Brasília/

Foto: José Paulo Lacerda/ CNI

Resultado divulgado nesta terça-feira pelo IBGE mostrou crescimento de 2.1% no investimento do 3º trimestre, em relação ao trimestre anterior, descontados os efeitos sazonais.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comentou na manhã desta terça-feira (3), em evento no Rio de Janeiro, o bom resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que demonstrou força da formação bruta de capital fixo, que reflete o investimento. A ministra participou da abertura do XX Fórum Nacional de Gestão da Ética e da Integridade na Administração Pública, com o tema Ética, Respeito e Comunicação.

O PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, já descontados os efeitos sazonais. Isso representa uma alta anualizada de 4%, destacou a ministra. “E esse resultado reflete um crescimento muito vigoroso do investimento, que cresceu 2,1%, mais que o dobro do crescimento médio do PIB. E a indústria também cresceu, puxada também pelo investimento. Temos um resultado econômico muito forte, muito importante”, acrescentou.

Ela lembrou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revisou o resultado do PIB de 2023, que passou de 2,9% para 3,2% e ressaltou as baixas taxas de desemprego, uma das menores dos últimos anos.

Esther Dweck ponderou que, “no debate público, a gente está sempre olhando o copo meio vazio, não o copo meio cheio, ou até mais do que cheio”, disse a ministra da Gestão. “Sem dúvida, na última década, esse é dos maiores resultados econômicos que estamos vivendo e, sem dúvida, isso é fruto desse processo de reconstrução da capacidade do Estado de entregar”, disse Dweck, acrescentando que “as empresas públicas e demais instituições aqui presentes tem papel central nesse resultado. É o trabalho conjunto do setor público e do setor privado que tem permitido que a gente chegue nesse resultado”.