Prefeitura de Pelotas promove nova fase do projeto Escalada

Focada na capacitação de adolescentes para o mundo do trabalho, a fim de prepará-los para o programa Jovem Aprendiz, a segunda etapa do projeto Escalada, iniciativa da Prefeitura por meio do Pacto Pelotas pela Paz, está em andamento, nesta semana, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio, no bairro Três Vendas, zona norte de Pelotas. A atual fase conta com a colaboração da UniSenac, que disponibiliza aos alunos conhecimentos na área de Informática, com ênfase no Pacote Office, e contempla estudantes matriculados na rede pública de ensino

Coordenado pelo diretor do Pacto Pelotas Pela Paz, Gilnei Brauner, o projeto proporciona a estudantes de 14 a 22 anos conhecimentos que os possibilitem trabalhar como Jovem Aprendiz e conquistar a primeira oportunidade de emprego. “Os alunos aprendem a navegar no sistema do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e observar todas as empresas parceiras que estão com vagas abertas. Nesse momento, o estudante pode analisar o perfil de cada uma, ver se é do seu interesse e se candidatar para o cargo”, afirma.

A primeira parte do processo ocorreu entre os dias 10 e 14 deste mês, com alunos da Emef Francisco Caruccio e da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Doutor Amilcar Gigante. A formação é ministrada nos turnos da manhã e tarde. O conteúdo das aulas envolve a elaboração do currículo, técnicas de entrevista e os impactos da tecnologia no mercado de trabalho, além de mudanças e desafios laborais no mundo pós-pandemia.

Além disso, o módulo garante aos estudantes acesso ao comportamento nas relações interpessoais, trabalho em equipe, comunicação violenta e não violenta e comportamento pessoal e profissional (postura, vestuário, ética, imagem e respeito à hierarquia). Os jovens também serão cadastrados no sistema CIEE e receberão certificado.

O projeto tem como parceiras as empresas CIEE e Sistema Nacional de Emprego (Sine), que atuam na apresentação do seu método de trabalho e auxiliam na busca do primeiro emprego, além da Receita Federal e do Instituto Geral de Perícias (IGP), que ajudam os estudantes a conseguir a documentação necessária até o final do curso. O próximo passo será procurar, junto às instituições parceiras, oportunidades de emprego para os participantes.

Experiência

Os estudantes escolhidos passaram por uma seleção que abriu 20 vagas – dez para cada escola. Dentro desse contingente estão Emanuele da Silva, 19 anos, e Laysla Vasconcelos, 18 – ambas matriculadas no 3ª ano do Ensino Médio na Amilcar Gigante. Para Emanuele, participar do projeto é muito importante. O conhecimento adquirido, principalmente na área de Informática, é um adicional no mercado de trabalho. “No início, me senti meio nervosa porque é uma atividade diferente e um pouco mais difícil. No colégio, nós usamos o notebook para trabalhos. Porém, é diferente dos programas que aprendemos a usar aqui”, destaca.

Segundo Laysla, o contato com o celular é bem mais frequente do que com o computador, tecnologia mais utilizada para jogos virtuais. “Gostei de aprender a usar as pastas do computador e enviar e-mails. O projeto está me ajudando com algumas funções que antes eu não estava acostumada”, relata a estudante.