Presidente Pepe Vargas participa do evento de retomada da indústria naval no RS
Por Redação Gazeta Gaúcha/
Portal/ GZ1.com.br/ Rio Grande RS/
Silvana Tomazzoni Gonçalves – MTE 9163
Foto: Divulgação AL
Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Transpetro, subsidiária da Petrobras e o consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren assinaram, nesta segunda-feira (24), o contrato para a construção de quatro navios da classe handy, com valor de US$ 69,5 milhões por embarcação. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas (PT), participou do evento e avaliou que a retomada da indústria naval vai oportunizar a geração de milhares de empregos. Somente a construção das quatro embarcações devem gerar 1,5 mil postos de trabalho. “É uma grande notícia para Rio Grande, para o estado, que aumentará sua arrecadação, e para o Brasil”, comemorou.
A licitação foi lançada em julho de 2024 e faz parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota da companhia. Os navios serão utilizados para transporte de derivados de petróleo na costa brasileira. Os novos equipamentos devem aumentar a capacidade de atendimento da Transpetro à Petrobras.
As embarcações poderão ser abastecidas com bunker óleo combustível marítimo ou biocombustíveis. A estimativa é de uma redução de 30% nas emissões em relação aos atuais navios da frota, atendendo às determinações da Organização Marítima Internacional (IMO).
Os novos navios serão aptos a transportar produtos claros derivados de petróleo, como Diesel Marítimo, Diesel S10, Diesel S500 e gasolina de aviação (GAV). O Programa de Renovação e Ampliação da Frota da Petrobras faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o desenvolvimento da indústria naval brasileira.
No total, no âmbito do programa, a Petrobras fará a aquisição de 44 embarcações, todas já contratadas ou em processo de licitação. Segundo a companhia, são investimentos de R$ 23 bilhões na indústria naval.
Também acompanharam a solenidade o vice-presidente, Geraldo Alckmin, ministros, o governador em exercício, Gabriel Souza, a prefeita Darlene Pereira, autoridades locais e os deputados estaduais Valdeci de Oliveira (PT), Zé Nunes (PT), Sofia Cavedon (PT), Adão Pretto Filho (PT), Miguel Rosseto (PT), Laura Sito (PT) e Halley Lino de Souza (PT).