Rio Grande do Sul: Vice-governador reforça pedido de flexibilização em linhas de crédito do BNDES

Redação: Gazeta Gaúcha / GZ1.com.br

O vice-governador Gabriel Souza reforçou o pedido de flexibilização para que empreendedores gaúchos tenham acesso às linhas de crédito oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A reivindicação, que já havia sido levada para o Congresso Nacional, foi feita em reunião virtual com os diretores Maria Fernanda Coelho e Nelson Barbosa, no final da tarde desta quarta-feira (10/7). Também participaram o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e do Badesul Desenvolvimento, além de entidades de diferentes setores.

Entre os pontos destacados pelo vice-governador, esteve a oferta de capital de giro irrestrito para as empresas gaúchas, independentemente do recorte da chamada mancha alagada. “Toda a economia do Estado foi afetada de alguma forma e esta é uma pauta comum a todos os setores. Esta liberação será fundamental para que tenhamos maior êxito na recuperação do Rio Grande do Sul”, enfatizou.

Gabriel elencou ainda a oferta de crédito especial a empresas negativadas e a viabilização de limite extraordinário para que os bancos estaduais possam operar com mais recursos – conforme já solicitado pelo governador Eduardo Leite.

Em resposta, os dirigentes do BNDES informaram que entendem as demandas como justificadas e levarão a questão do capital de giro para avaliação do Conselho Monetário Nacional. Quanto à ampliação dos limites de operação, a proposta é discutir os casos individualmente para estudar as possibilidades, de acordo com as regras prudenciais do Banco Central.

Fonte : Ascom / RS / Foto: Joel Vargas / Ascom GVG