Rio Grande: Últimas pré-conferências de Saúde acontecem nesta quarta-feira (24) e encerram etapa preparatória para a 14ª Conferência Municipal Grande

Por Redação Gazeta Gaúcha

Portal GZ1.com.br

Rio Grande RS

Foto: Divulgação

 

A comunidade rio-grandina tem um importante compromisso com a construção das políticas públicas de saúde nesta quarta-feira (24), quando serão realizadas as últimas Pré-conferências Municipais de Saúde. Os encontros encerram a etapa preparatória para a 14ª Conferência Municipal de Saúde, que terá abertura oficial no dia 1º de julho, às 19h, e prosseguirá durante todo o dia 2 de julho no Anfiteatro do Hospital Universitário da FURG.

As atividades desta quarta-feira serão realizadas às 15h em dois locais do município. Na Escola Cristóvão Pereira de Abreu, o encontro reunirá moradores do território da Ilha da Torotama. Já na Comunidade Católica São Miguel, participarão representantes dos territórios São Miguel I e II, São João e Bosque Silveira.

Promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Município da Saúde (SMS), as pré-conferências têm como objetivo ampliar a participação popular na formulação das políticas públicas de saúde. Os encontros reúnem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e representantes da sociedade civil para discutir demandas, desafios e propostas voltadas ao fortalecimento da rede pública de saúde.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a 14ª Conferência Municipal de Saúde será um espaço de debate e construção coletiva sobre temas estratégicos para o futuro da saúde pública. Entre os assuntos que estarão em pauta estão o fortalecimento do SUS, o financiamento da saúde, a participação social, a equidade no acesso aos serviços e os desafios impostos pelas mudanças climáticas e seus impactos na saúde da população.

As propostas elaboradas ao longo das pré-conferências serão sistematizadas e encaminhadas para discussão durante a Conferência Municipal, contribuindo para a definição das diretrizes que orientarão as políticas de saúde nos próximos anos.

A participação da comunidade é considerada fundamental para garantir que as decisões reflitam as necessidades e realidades de cada território do município. Além de promover o diálogo entre população e gestores, as pré-conferências fortalecem o controle social e a gestão participativa do SUS.

Programação das últimas pré-conferências

24 de junho – 15h

– Escola Cristóvão Pereira de Abreu
Território: Ilha da Torotama

– Comunidade Católica São Miguel
Territórios: São Miguel I e II, São João e Bosque Silveira

Instagram
WhatsApp
Tiktok