São José do Norte é finalista do 6º Prêmio Boas Práticas com o projeto Ticket da Agricultura Familiar

Por Redação Gazeta Gaúcha/ São José do Norte

Foto: Divulgação

O município de São José do Norte foi anunciado como um dos finalistas da 6ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal (PBP), promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A premiação, que reconhece iniciativas inovadoras e de impacto social nas administrações municipais gaúchas, terá sua cerimônia final amanhã 30 de outubro.

O projeto finalista de São José do Norte, intitulado “Ticket da Agricultura Familiar” (TAF), concorre na categoria Desenvolvimento Rural, junto aos municípios de Aratiba e Rolador. Criado para criar a diversificação de culturas e fortalecer o setor primário, o TAF beneficia agricultores familiares, feirantes, pescadores artesanais e quilombolas. A iniciativa, regulamentada pela Lei Municipal nº 968/2022, inicialmente repassava R$ 20 mensais para a compra de alimentos produzidos por esses grupos. Em fevereiro de 2024, o valor foi elevado para R$ 40, ampliando o impacto econômico do projeto na comunidade.

O projeto já foi premiado no programa Cidade Empreendedora do Sebrae, destacando-se por seu impacto e inovação. Os produtos podem ser adquiridos diretamente com os produtores cadastrados ou na feira de hortifrutigranjeiros, localizada na Rua Marechal Floriano, ao lado do Busto de Tamandaré, no centro da cidade, às terças-feiras, das 9h às 12h.

A cerimônia de premiação revelará os vencedores nas 15 áreas de atuação, como Assistência Social, Educação, Meio Ambiente, e Mobilidade Urbana. São esperados 48 projetos finalistas entre os 279 avaliados. Além de troféu e certificado, os projetos classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão reconhecimento pelo impacto positivo de suas ações no desenvolvimento sustentável de suas regiões. Ascom/ São José do Norte