Sarau do Solar apresenta Glau Barros e Viridiana em abertura de temporada e homenagem às mulheres

Por Redação Gazeta Gaúcha/

Portal/ GZ1.com.br/ Porto Alegre RS/

Foto: Divulgação

 

“Música e diversidade”, em celebração aos 190 anos da Assembleia Legislativa, é o tema em destaque na edição 2025 do programa. Em seguida, acontece o primeiro espetáculo da temporada.  O show duplo apresenta Glau Barros e Viridina, em homenagem às mulheres. “A trajetória de cada uma das artistas selecionadas para o primeiro Sarau do ano garante que será uma noite alegre, festiva, em celebração à cultura produzida no Rio Grande do Sul, às mulheres e à diversidade”, afirma a superintendente de Comunicação e Cultura, Vânia Lain.

O Sarau do Solar tem entrada franca, é solidário e colaborativo. O público também pode doar alimentos ou ainda fazer doações por pix direto às artistas. A programação completa vai ser divulgada no portal al.rs.gov.br/dc.

Música e Diversidade

No contexto do tema da gestão ALRS 2025/2026 “Pacto RS 25 – o crescimento sustentável é agora”, a Superintendência de Comunicação e Cultura, por meio do Departamento de Cultura, o Sarau do Solar 2025 destaca o tema “Música e Diversidade” em celebração aos 190 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. “Entendemos que o crescimento sustentável passa pela valorização das mais diversas formas de expressões artísticas e pelo respeito à diversidade cultural dos povos”, explica Vânia Lain.

Para fortalecer o tema, uma das novidades é a proposta de ampliação da descentralização dos espetáculos. A temporada vai explorar espaços que aproximem a cultura promovida pela Assembleia Legislativa das comunidades. “O Sarau do Solar vai promover apresentações nas e para comunidades. Vamos levar a música até a população”, explica a superintendente.

Glau Barros – Brasil Quilombo Acústico

No espetáculo do Sarau do Solar, que abre a noite, às 19h30, a cantora, atriz e figurinista Glau Barros apresenta “Brasil Quilombo Acústico”, acompanhada pelos músicos Josué Oliveira, Marco Farias e Silfarnei Alves.

O CD Brasil Quilombo, lançado no Theatro São Pedro, fruto de um financiamento coletivo, é composto por doze músicas, doze sambas de compositoras e compositores gaúchos. O álbum teve muitas participações especiais como Nelson Coelho de Castro, Pedrinho Figueiredo, Jorginho do Trompete, Luizinho Santos, Edu Nascimento. O disco foi indicado para quatro prêmios Açorianos de Música, tendo sido premiado em duas categorias.

Integram o repertório do show as composições, Vem devagar (Zilah Machado); Escolha (Elisa Lucinda/Gelson Oliveira); A caixa e o tamborim (Pâmela amaro); Desamor (Delma Gonçalves/Bedeu); O peixe quer água (Antônio Villeroy); Lupicínio Rodrigues, 26 (Edison Guerreiro); Fuxico (Mestre Paraqueda); Quem ri melhor (Noel Rosa); No braço com a vida (Nelson Coelho de Castro); Iemanjá (Márcio Celli); Pergunte a meus tamancos (Lupicínio Rodrigues/Alcides Gonçalves); Brasil Quilombo (Zé Caradípia/Luis Mauro Vianna).

Viridiana – Coisas Frágeis

Viridiana é produtora musical, performer e artista multimeios de Porto Alegre. Com 26 anos, ela narra, por meio de suas canções eletrônicas, sua vivência como travesti hoje. Em 2020, foi uma das artistas selecionadas pelo Edital Natura Musical, pelo qual lançou seu primeiro disco, Transfusão. O projeto, cuja equipe contava com uma iniciativa de inclusão e empregabilidade trans, entregou também três videoclipes e um show virtual, todos disponíveis gratuitamente no canal do YouTube de Viridiana.

Em 2023, ela preparou o terreno para o lançamento de seu próximo disco, com o single Pérolas de Plástico. Em 2024, a artista tocou em diversos locais icônicos de Porto Alegre: o Auditório Araújo Vianna, o CHC Santa Casa e também o Bar Opinião. A artista se destaca, tanto na cena local, quanto na nacional, como uma importante voz no crescente movimento de artistas trans e LGBTQIA +.

No Sarau do Solar Especial, acompanhada dos músicos Andre Garbini, Bernard Simon Barbosa e Ricardo de Carli, Viridiana apresenta, com ineditismo, as canções de seu segundo disco, Coisas Frágeis, que narram sobre os afetos e desamores sob sua perspectiva travesti. O repertório expande o vocabulário do pop e dos sintetizadores de Transfusão, seu antecessor lançado em 2021.

No repertório do Sarau do Solar Especial estarão presentes as composições 3×4 (Viridiana Saboya); Estrela Cadente (Viridiana Saboya e André Garbini); Tua, toda. (Viridiana Saboya); Coisas Frágeis (Viridiana Saboya e André Garbini); Navalha (Viridiana Saboya e André Garbini); Erro (Viridiana Saboya e André Garbini); Pérolas de Plástico (Viridiana Saboya); Você Puxou o Meu Tapete (Viridiana Saboya); Invisível (Viridiana Saboya); Corpo Oco (Viridiana Saboya); Menina (Viridiana Saboya); e Gravidade (Viridiana Saboya).

SERVIÇO

Sarau do Solar Especial em homenagem às mulheres, com Glau Barros e Viridiana

⦁ Dia 19 de março, às 19h30, no Teatro de Câmara Túlio Piva – Rua da República 575 – Bairro Cidade Baixa – Porto Alegre

⦁ 19h30 apresentação de Glau Barros, com o show “Brasil Quilombo Acústico”

⦁ 20h30 apresentação de Viridiana, com o espetáculo “Coisas Frágeis”

 ONDE ASSISTIR O SARAU DO SOLAR

⦁ Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2

⦁ Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval

⦁ YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

⦁ Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Com informações/ Secom Assembleia Legislativa RS