Serpro e IBGE discutem parceria estratégica para coleta e gestão de dados
O Serpro recebeu o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, para discutir uma potencial parceria estratégica visando aprimorar a eficiência na coleta e gestão de dados no Brasil. O encontro foi liderado pelo diretor de Relacionamento com Clientes da estatal fedral de TI, André Cesero.
Na reunião, que ocorreu de forma híbrida na última quarta-feira, 12 de janeiro, os representantes de ambas as instituições destacaram o compromisso mútuo com a busca de tecnologias inovadoras e eficientes para a disponibilização ágil de estatísticas e o desenvolvimento de novas soluções.
“A parceria entre o Serpro e o IBGE pode representar um marco na modernização do sistema de coleta e gestão de dados no país, possibilitando avanços significativos na disponibilização de informações relevantes para a sociedade e setores governamentais”, declarou o diretor de Relacionamento com Clientes, André Cesero.
Parceria tecnológica na análise e disponibilização de dados
O IBGE enfatizou a necessidade de automatizar o processo de coleta e cruzamento de dados, visando acelerar a disponibilização de estatísticas e impulsionar a criação de soluções mais avançadas. A instituição destacou a importância de modernizar seus métodos para atender às crescentes demandas por informações precisas e oportunas.
Por sua vez, o Serpro demonstrou seu potencial em contribuir para a otimização dos processos de coleta e compartilhamento de dados. “Neste encontro, ressaltamos que o Serpro já possui diversas soluções disponíveis para o IBGE, incluindo painéis de dados, e reforçamos a nossa capacidade de integração de dados, especialmente por ter em nosso portfólio diversos sistemas estruturantes de clientes do governo federal”, afirmou o superintendente de Novos Negócios da estatal de TI, Thiago Baere.
No entendimento da gestora de Negócio em Soluções Inteligentes para Governo Digital do Serpro, Dulcimara Delfes, as duas instituições estão comprometidas em explorar sinergias e trabalhar conjuntamente para impulsionar a inovação na área de dados. “A expectativa é que a parceria resulte em uma estrutura mais eficiente e ágil, atendendo às crescentes demandas por estatísticas confiáveis e atualizadas no cenário nacional”, concluiu a gestora.
Também participaram do encontro assessores da presidência das duas instituições, Dênis Gimenez do IBGE e Dulce Cazzuni do Serpro.
Por: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)