Sessão solene vai marcar o início das comemorações dos 190 anos da ALRS

Por Redação Gazeta Gaúcha/

Portal/ GZ1.com.br/ Porto Alegre RS/

Letícia Rodrigues * – MTE 9373

Foto: Divulgação

 

O Parlamento gaúcho dará início aos eventos comemorativos dos seus 190 anos com sessão solene no Plenário 20 de Setembro, alusiva à instalação da ALRS, que ocorreu no dia 20 de abril de 1835. A sessão acontece nesta quarta-feira, 30 de abril, e será marcada por ações especialmente planejadas para evidenciar a importância e o clima festivo da data.
Conforme a superintendente-geral da Casa, Mari Perusso, a Mesa Diretora aprovou uma série de atividades a serem realizadas ao longo de 2025 para celebrar a ocasião. Os eventos também estão inseridos na preparação para o bicentenário do Legislativo em 2035.
Durante a sessão solene, cada bancada poderá utilizar a tribuna do plenário para fazer seu pronunciamento sobre a data histórica. A solenidade terá a presença dos chefes de Poderes e da Banda de Música da Brigada Militar.
Ato cênico e placa
Ao final da sessão, haverá um momento especial: uma encenação protagonizada pelo ator Werner Schünemann, com leitura dramática de capítulo do livro ” Os Varões Assinalados” de Tabajara Ruas, rememorando Bento Gonçalves como um dos 28 deputados provinciais.
Após a leitura ocorre o descerramento de placa homenageando os primeiros parlamentares gaúchos – os 28 deputados provinciais da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Após a sessão, a placa será exposta de forma permanente no Memorial do Legislativo.
Programação
Também na quarta-feira, dia 30, ocorre o Sarau Especial de Aniversário da Assembleia Legislativa. A atração será a fanfarra Bate Sopra , que apresenta o show Transmutação Urbana às 18h30 na Praça da Matriz.
Em 20 de maio, haverá o lançamento de uma obra literária inédita com enfoque nos primeiros meses da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de resgatar o contexto histórico da instalação da Assembleia Provincial e o papel desempenhado pelos primeiros 28 deputados provinciais, o livro destacará o período de 20 de abril de 1835 a 20 de setembro de 1835. A obra foi  escrita e produzida pelo escritor Alcy Cheuiche, com capa e ilustrações internas feitas pelo artista Gilmar Fraga.
A partir de junho, a Casa promove uma mostra de cinema com 11 filmes que retratam a história política do Rio Grande do Sul no Memorial do Legislativo e na Casa de Cultura Mário Quintana. Entre os longas estão Legalidade, de Zeca Brito, e O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim. Além da exibição das obras, também serão realizados debates, alguns inclusive com a presença de diretores dos filmes. Depois da Capital, a mostra será levada ao interior do estado, nas nove regiões que receberão as audiências do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional. “Será uma forma de incentivar o conhecimento da história política do Rio Grande do Sul”, assinala Mari Perusso.
E, em agosto, começa uma exposição de documentos e objetos alusivos aos 190 anos da ALRS. A mostra terá caráter permanente e ficará instalada no Memorial do Legislativo, marcando a reabertura do local enquanto museu.
* Com informações da Superintendência Geral, Memorial do Legislativo e Departamento de Cultura
Instagram
WhatsApp
Tiktok