Unidade do Tudo Fácil no Centro de Porto Alegre é inaugurada
A unidade do Tudo Fácil do Centro de Porto Alegre foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (6/2). Localizada no POP Center (av. Júlio De Castilhos, 235 – 3º andar), a Central de Serviços ao Cidadão irá oferecer mais de 90 serviços presenciais de diferentes órgãos públicos e privados – como Instituto Geral de Perícias (IGP), DetranRS, IPE Prev, IPE Saúde, Corsan, CEEE Equatorial e prefeitura da capital (DMAE, IPTU e 156), dentre outros. O espaço de 669m² estará aberto ao público a partir de quarta-feira (7/2) e conta com 37 guichês. A estimativa é de que sejam realizados 20 mil atendimentos mensais na unidade.
A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, da CEO do Pop Center, Elaine Deboni, e do prefeito de Porto Alegre em exercício, Mauro Pinheiro.
“O Tudo Fácil é o governo mais próximo do cidadão. A nova unidade terá 100 pessoas trabalhando em um ambiente que, além de oferecer serviços presenciais de forma ágil e descomplicada, também orienta, acolhe, resolve e ensina as pessoas a usar as plataformas digitais”, destacou Leite durante a abertura. “Nosso governo é o que mais oferece serviços digitalizadas no Brasil, e aqui as pessoas também encontrarão a orientação para resolver tudo de forma mais prática.”
A escolha da região central de Porto Alegre dá continuidade à estratégia do governo, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), de instalar as unidades do Tudo Fácil junto a centros comerciais de grande circulação das cidades. Na capital, a sede central se soma às outras duas unidades em funcionamento, nas zonas Norte e Sul da cidade.
“O centro de Porto Alegre é uma referência para a população de todo o Estado. A nova unidade é, por isso, fundamental para marcar a proximidade do governo com as pessoas, e reforça nossa estratégia de promover cada vez mais inclusão, com foco na qualidade dos serviços”, disse Danielle.
Coordenada no governo estadual pela SPGG, a implantação da nova unidade contou ainda com o apoio da Secretaria de Obras Públicas (SOP), que desenvolveu o projeto arquitetônico e mobiliário; da Secretaria de Comunicação (Secom), responsável pela identidade visual; e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), para instalação da rede lógica e elétrica.
A administração estadual investiu R$ 940 mil em estrutura e instalações necessárias para a oferta dos serviços na nova sede, e 132 profissionais terceirizados foram contratados. O Pop Center, parceiro do governo na unidade, foi responsável pelo investimento na execução da obra civil e de todos os projetos complementares – como o hidrossanitário, o elétrico, o de acessibilidade e o de climatização, além do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI).
“A escolha da região para a instalação do Tudo Fácil foi estratégica, uma área popular da cidade. Tenho certeza de que vai trazer ainda mais pessoas para o Centro”, afirmou Pinheiro.
Além dos guichês para atendimento presencial, o Tudo Fácil Centro contará também com dez computadores de autoatendimento, disponíveis para o cidadão acessar os 717 serviços estaduais disponíveis no portal rs.gov.br.
“A chegada do Tudo Fácil no Pop Center é mais um passo que damos para seguir no propósito de auxiliar as pessoas”, ressaltou Elaine .
Horário de funcionamento
O Tudo Fácil do Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Na primeira semana de atividades, a unidade contará com horário especial de atendimento. De quarta a sexta-feira (9/2), o espaço funcionará das 8h às 18h e, após o feriado de Carnaval, abrirá as portas na Quarta-feira de Cinzas (14/2), das 13h às 19h. A partir da próxima quinta-feira (15/2), os trabalhos iniciam no horário definitivo de funcionamento, das 7h às 19h.
Tudo Fácil
Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes e do espaço de autoatendimento situado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta ainda com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande.
Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Felipe Borges/Secom