Vinculada ao Ministério da Gestão, Funpresp-Exe tem rentabilidade de 14,17% em 2023

No dia 31/01, o diretor Gilberto Stanzione, da Funpresp-Exe, a Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal do Poder Executivo, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), participou de uma live para esclarecer aos servidores a estratégia utilizada no ano passado pela empresa, para alcançar os resultados, além de explicar sobre os projetos, expectativas e estratégias para 2024. O coordenador de operações financeiras, Bernardo Garcia, também participou da live.

A rentabilidade da carteira de investimentos consolidada da Funpresp-Exe acumulou, em 2023, alta de 14,17% (IPCA + 9,13%). O valor superou o índice de referência para os planos de benefícios da Fundação (IPCA + 4%), que atingiu 8,81% no ano.

“Quando a gente busca investimentos, faz um balanço de risco e de retorno. E a gente conseguiu um resultado muito bom no ano, batendo quase todos os índices de mercado sem ter que tomar muitos riscos, e sempre com um timing muito apurado de sair do mercado sempre que ele está em alta e entrar quando ele está mais em baixa”, explicou o diretor de Investimentos da Funpresp-Exe.

O diretor destacou na Live alguns fatores no cenário econômico brasileiro que impactaram positivamente o resultado: a aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária, o crescimento econômico maior do que o previsto, a queda do desemprego com um mercado de trabalho mais dinâmico, a política monetária e o arrefecimento da inflação. “A gente acabou conseguindo controlar a inflação e ainda ter um crescimento bastante destacado no ano, com desemprego relativamente baixo”, concluiu.

O resultado alcançado em 2023 foi o segundo melhor desde o início das atividades da Funpresp-Exe, em fevereiro de 2013, tanto em termos nominais quanto reais. Os números reforçam a solidez da estratégia de investimentos adotada pela entidade em suas políticas de investimentos elaboradas anualmente e aprovadas pelo conselho deliberativo.

Patrimônio robusto

A Funpresp-Exe encerrou o ano de 2023 com R$ 9,09 bilhões em patrimônio administrado. Em setembro, a Fundação se tornou o 22º maior fundo de pensão do país, em termos de patrimônio administrado, e é ainda a segunda maior entidade gestora de plano de contribuição definida (CD), de acordo com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). A projeção para 2024 é atingir R$ 10 bilhões, ainda no primeiro semestre, consolidando o ritmo de crescimento da entidade nos últimos anos.

Clique aqui para conferir a íntegra e também a apresentação com os principais números dos investimentos da Funpresp.

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)