Serviço Geológico do Brasil planeja parceria com foco em novas tecnologias em geociências
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, recebeu na quarta-feira (31) o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Carlos César Teixeira Ferreira; e o pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral Araújo.
O objetivo foi conversar sobre uma futura parceria entre as instituições, visando apoio técnico-científico na execução de projetos de pesquisa, capacitações, geoprocessamento, cartografia, tecnologia da informação, ciência de dados e inovação para a implementação de novas tecnologias voltadas para as geociências.
De acordo com Inácio, a meta é aprimorar significativamente as tecnologias empregadas, tanto na apresentação quanto no processamento de dados, abrindo caminho para a oferta de novos serviços à sociedade. “É vital que o SGB esteja apto a atender às demandas de uma sociedade que, cada vez mais, busca informações geocientíficas por meio de plataformas móveis”, destacou.
Além disso, “já iniciamos algumas incursões no uso de inteligência artificial e reconhecemos a necessidade de intensificar os investimentos nessa área. Também é essencial estarmos preparados para disponibilizar nossos dados em visualizadores 3D, alinhando-nos a práticas já adotadas por serviços geológicos de renome mundial, como os de países como Austrália, Estados Unidos e Japão”, informou.
O pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral Araújo, acrescentou que, com esse acordo, o objetivo também é mapear, desenvolver, capacitar e implantar soluções para melhorar ações e programas do SGB. “Na minha opinião será uma oportunidade única de aproximar essas instituições, que têm muito em comum na pesquisa, desenvolvimento e inovação”, ressaltou. E acrescentou que “além dessa tratativa, vamos fazer um outro projeto com o SGB para atuar com a população de municípios que têm projetos de mineração”.
A colaboração com o IFMA é um passo estratégico para concretizar esses projetos, que podem resultar em uma série de novos produtos. Inicialmente, o foco será em projetos estruturantes, progredindo a partir deles.
As ações a serem desenvolvidas em parceria incluem:
– Desenvolver infraestrutura de dados espaciais para publicação de informações geocientíficas aderentes ao modelo de dados abertos e ao acervo científico digital.
– Arquitetar o desenvolvimento de uma infraestrutura de dados espaciais colaborativa junto à RNP para hospedar informações geocientíficas de diversos temas, possibilitando a empresas públicas e universidades depositarem dados estruturados em um modelo oficial, oferecido por empresas públicas responsáveis pelo tema.
– Desenvolver plataforma para processamento de dados 3D gerados em atividades de campo, com objetivo de publicação em infraestrutura de dados espaciais, para navegação, interpretação e integração com dados 2D.
– Contratar serviços de apoio técnico, tecnológico e operacional necessários ao desenvolvimento das ações do processo de mapeamento, automação, caracterização e implementação da comunicação e de documentos para acompanhamento e monitoramento dos produtos previstos.
– Capacitar servidores e colaboradores do Serviço Geológico do Brasil.
– Apoiar o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação geocientíficos.
– Melhorar a infraestrutura de hardware ou software do IFMA e do SGB.
Também participaram do encontro o CEO da Innovatis, Epitacio César Barbosa de Brito; e o assessor da presidência do SGB, Gledson Brito.
Por: Serviço Geológico do Brasil