Canal Gov e Educação participam do 56º Festival de Brasília

A 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai até 16 de dezembro e mobiliza o setor audiovisual do País. O Canal Gov e o Canal Educação participam do evento diariamente, por meio das rodadas de negócios com o objetivo de prospectar parcerias e conteúdos. Nesta sexta-feira (15/11), as duas emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também são convidadas ao ambiente de mercado voltado à apresentação de pitchings.

Na avaliação da gerente executiva de conteúdos do Canal Educação, Luisa Caetano, a retomada do diálogo com os produtores de audiovisual é fundamental para as TVs públicas. “Especialmente para o Canal Educação, desejamos abrir espaço para abordagens relacionadas à valorização dos professores e de toda a comunidade escolar, além de conteúdos didáticos abrangentes. Temas como inclusão e acessibilidade também são caros pra gente”.

Na quinta-feira (14/12), a TV Brasil também participou das atividades. Durante encontro entre players e realizadores, a gerente executiva de Conteúdos da EBC, Maria Augusta Ramos, enfatizou a função da TV pública no fomento à cena independente. “Nosso papel é apoiar e exibir conteúdos autorais criativos, inovadores que lidem com temas relevantes para a sociedade. Nós, como rede pública, atuamos para valorizar o outro lado, que não é baseado em nomes famosos, audiência e no que é pop”.

A representante do Canal Gov, Nanda Barreto, afirmou que o objetivo é ocupar as telas com assuntos que foram desvalorizados nos últimos anos. “Em 2024, o Canal Gov se prepara para adquirir produções pela primeira vez. Somos uma nova janela e nosso convite é para que os produtores de audiovisual contribuam para fortalecer narrativas sobre democracia, valorização do SUS, da ciência, da cultura e do papel estratégico do Brasil na questão socioambiental e climática”.

A EBC participa do ambiente de mercado do Festival ao lado de representantes da Globo Filmes, Box Prime, Canal Brasil, Boutique Filmes, Glaz, Cine Group e Paramount. As atividades ocorrem no  Hotel Hplus Vision Executive, na capital federal.

Luísa ressalta a importância do encontro. “Para nós, esse momento representa um recomeço. Passamos o ano inteiro reestruturando as áreas da EBC e esta semana estamos celebrando as primeiras aquisições do Canal Educação. Daqui pra frente, queremos estar cada vez mais próximos da sociedade civil. Precisamos dos conteúdos que vocês produzem para promover reflexões e fortalecer as políticas públicas de educação e outras áreas”, salienta.

Canal Educação

O Canal Educação é a emissora de TV do MEC. Está no ar por meio da multiprogramação da EBC e das emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública. Sua missão é oferecer e democratizar o acesso à informação, conhecimento e conteúdos audiovisuais de qualidade em conexão direta com as políticas públicas formuladas pelo MEC. Os assuntos abordados vão do chão da escola ao cotidiano sem muros, passando pela profissionalização e universidades, observando as diferentes realidades socioeconômicas, culturais e geográficas do Brasil.

Canal Gov 

O Canal Gov é fonte oficial de informações sobre o Governo Federal. Está no ar por meio da multiprogramação da EBC e das emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública. Sua missão é explicar aos telespectadores como acessar serviços, se beneficiar dos programas sociais e garantir direitos. Um dos diferenciais do Canal Gov é o acesso direto às fontes do governo, o que garante dinamismo e credibilidade à informação.  Além de transmissões ao vivo, telejornal e programas de entrevistas, o Canal Gov também veicula conteúdos educativos, históricos, multiculturais e que valorizam a sociobiodiversidade brasileira.