Ministério do Esporte recebe projeto que integra iniciantes e masters do vôlei em São Paulo

A ex-atleta de vôlei profissional e uma das fundadoras do Time Brasil Vôlei Master Yeda Papa esteve no Ministério do Esporte na tarde desta quinta-feira (24/1), em visita de cortesia ao ministro do Esporte, André Fufuca. Ela apresentou detalhes do trabalho de inclusão social do projeto, acompanhada do técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Paralímpica Feminina de Surdas e coordenador de Categorias do Time Brasil Vôlei Master, Rubem Gutierrez Filho.

O projeto foi criado por Yeda e pela também ex-atleta Maribel Barazal, para atender mulheres acima de 30 anos para a prática de voleibol no Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ginásio do Ibirapuera. A iniciativa mantém ainda a equipe de vôlei que representa o Brasil em competições master regionais, nacionais e internacionais;

“O projeto abriu as portas para mulheres a partir de 30 anos, hoje a gente tem mulheres na categoria 30+, 40+, 50+, 60+ e 70+, todas competindo, jogando voleibol. Temos iniciantes masters que querem aprender a jogar e o alto rendimento nas categorias 30+, 40+, 50+ e 60+, competindo em torneios nacionais internacionais, e trazendo medalhas para o nosso país”, explicou.

Nos Jogos Mundiais Master da Nova Zelândia 2017, as atletas do projeto conquistaram a medalhas de ouro no quarteto do vôlei de praia vencendo a Rússia na final, e a de bronze nas duplas contra o Canadá, nas categorias 40+ e 50+, respectivamente.

O técnico Rubem Gutierrez Filho destacou o trabalho de acolhimento e integração realizado pelo projeto, que possui ainda duas pessoas surdas entre atletas na seleção 30+. “Estamos lá no Ibirapuera fazendo esse trabalho gratificante acontecer e colocando iniciantes, atletas masters e as meninas de 60 e 70 anos para jogar”, afirmou, com bom humor.

André Fufuca parabenizou a iniciativa e ressaltou que projetos que incentivam a prática esportiva para mulheres são de grande importância, que aumenta ainda mais quando envolve a integração de atletas experientes com iniciantes e pessoas com deficiência. Também participou da reunião pelo Ministério do Esporte o secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Araújo.

Por: Ministério do Esporte